Archive for outubro, 2011

O cantinho do trabalho

segunda-feira, outubro 31st, 2011

Polly não quis aparecer desta vez – ela não gosta de fotografias. Mas a foto mostra justamente o que acontece quando estou trabalhando, porque na maior parte das vezes, meus companheiros são Nikky (a cinza peluda) e Teddy (o amarelo). Brinco que Nikky foi a primeira leitora do próximo livro, porque ficava no meu ombro enquanto escrevia. Hoje em dia, é aqui que eu trabalho.

As fotos foram feitas para um evento do meu grupo Novas Letras que acontece no dia 10 de dezembro na Fnac da Avenida Paulista, com patrocínio da rádio 89FM. A jornalista Karina Andrade está bolando várias atrações legais para o dia e o tema será muito interessante. Aguardem notícias! Por enquanto, quis compartilhar com vocês as fotos para conhecerem o meu cantinho de trabalho, meu escritório.

Alegrias,

Fernanda.

Votem em Nove Minutos com Blanda? ;o)

segunda-feira, outubro 24th, 2011

O site Ponto do Autor está realizando um concurso muito bacana. A iniciativa é premiar livros e autores nacionais, como uma espécie de “Oscar da Literatura”. O que me deixou mais impressionada é que só soube que estava participando depois de serem anunciados os nomes, porque não pedi para ninguém me indicar, mas aconteceu. Eu não tenho os leitores mais lindos do mundo? :-) Fiquei muito feliz!!!

E agora peço a cada um que estiver aí sentadinho em sua cadeira na frente do computador (e quem estiver acessando de dispositivos móveis também) para votar em Nove Minutos com Blanda como melhor chick lit (comédia romântica). É fácil, fácil. Basta acessar essa página do Skoob e clicar em VOTAR em Nove Minutos com Blanda. É preciso ter uma conta no Skoob, mas é muito fácil se inscrever.

Obrigada aos leitores que me indicaram, ao Ponto do Autor pela premiação e a todos que votarem em mim ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Novas vizinhas

sexta-feira, outubro 21st, 2011

Próximo à minha casa há um terreno vazio (bem cuidado, mas ainda sem construção). E há algum tempo estamos percebendo que novos “moradores” são nossos vizinhos. Eis duas corujas-buraqueiras. É um barato observar as duas ali, sempre cuidando do buraco-ninho. E elas também se revezam no cuidado. São tão lindas!

Acho que eu deveria viver em um mundo de Harry Potter para poder ter minha própria coruja, rsrsrs… Além de que eu me identifico muito com corujas em geral: elas têm hábitos noturnos como eu! :-D

É verdade quando digo que sou apaixonada por animais, todos. E vocês, gostam de bichos? Quais os animais de que mais gostam? Para quem não sabe (está na orelha do meu livro), meus preferidos são gatos e elefantes. E vocês, o que me contam?

Alegrias,

Fernanda.

Professores, parabéns!

sábado, outubro 15th, 2011

Professores… Não entendo como hoje tantas crianças e adolescentes não têm respeito por eles. Eu tenho ótimas recordações de tantos professores! A tia Raquel foi especial, minha primeira professora no pré, que me alfabetizou. Depois vieram muitas professoras queridas. E professores. As minhas educadoras de português: Leila e Vera, minha professora de matemática: Marlene, minha professora de italiano: Giusi, meu professor de jornalismo que me deu o primeiro freela: Edson e tantos professores que não caberiam em um único post. Eles fazem parte da minha vida e me lembro de cada um com muito carinho enquanto escrevo. Do professor do colegial que as meninas adoravam porque era fofo, da professora brava que todo mundo tinha medo, dos professores da pós, dos cursos que fiz, da professora particular. Cada um teve um papel importante na minha vida. E são eles, os professores, que nos formam, que nos ensinam e que deveriam ser mais valorizados em nosso país.

Um parabéns especial, neste dia, a minha mãe, que foi minha professora de ciências no ginásio, mas é muito mais do que isso. Foi pelo ofício de professora que ela me ensinou lições que nunca mais vou esquecer. Fosse em casa, sabendo que valia mais ser honesta e nunca (nunca!) ter olhado suas provas para me beneficiar ou fosse na escola, em que eu não merecia tratamento diferente por ser filha. Mãe, você é uma das melhores professoras que alguém pode ter tido nesta vida. E eu tive a sorte de ser, além de sua aluna, sua filha.

Parabéns a todos os educadores pela linda missão!

Alegrias,

Fernanda.

Revista Útil

sexta-feira, outubro 14th, 2011

Olhem que bacana! O grupo literário do qual faço parte com muito orgulho, Novas Letras, está na edição de outubro da Revista Útil, que circula no Rio de Janeiro. Adorei a matéria e a foto que escolheram!

Para ler a matéria, basta clicar aqui e procurar as páginas 53 e 54.

Alegrias,

Fernanda.

Crianças

quinta-feira, outubro 13th, 2011

O Dia das Crianças já passou, mas acho que vale o registro do dia aqui. Desejo a todos que consigam manter um pouco da ternura que as crianças têm. Precisamos tentar ver a vida com esses olhinhos infantis às vezes. Com mais esperança.

À esquerda, eu com meu afilhado lindo Gabriel e à direita euzinha em dois momentos da infância.

Na foto, estou com meu afilhado Gabriel e o presente: seu primeiro livro!!! Estou tão orgulhosa!!! Mas vindo da dinda escritora, não poderia ser diferente, né? Acho que vou contar essa história pra ele até quando for um homem e ele vai até enjoar de ouvir, rsrsrs… E à direita sou eu em dois momentos da infância. E para quem quiser ler um texto sobre minhas memórias de infância (tá, eu leio e choro, Fernanda bobona), aqui está. Peço desculpas por nada tão elaborado neste ano, mas minha criatividade está sendo canalizada para escrever livros. É que loira não tem um estoque muito grande, né (hehehe).

Uma ótima semana das crianças a todos!

Alegrias,

Fernanda.

Entrevista para o Programa Estúdio Móvel

quinta-feira, outubro 6th, 2011

A entrevista para o Programa Estúdio Móvel foi ao ar hoje na TV Brasil e não consegui avisar vocês antes porque também soube na última hora. Como não conseguiria gravar, tcharam, fiz uma boa gambiarra filmando a TV (coisa feia!) e posto aqui o vídeo para que possam assistir à pequena entrevista que eu concedi durante a Bienal do Rio de Janeiro. Tá uma côzadiloco, mas ignorem a qualidade (hehe) e divirtam-se!

Meu agradecimento ao Bruno Borges, meu assessor de imprensa e o responsável por euzinha na mídia, rs. Essa entrevista foi concedida também pelos meus colegas do Novas Letras. Foi muito bacana!

Minhas desculpas (de novo, de novo) pela demora em postar aqui. A internet 3G não está ajudando e eu que amo uma internet rápida estou tendo que pagar meus pecados todos (e eu tive muitos, pelo jeito) com essa velocidade jurássica. E, pasmem, depois de tudo a Vivo (te odeio, Vivo) ainda vem dizer que eu passei da “cota” e REDUZ a velocidade que já era um lixo. Ou seja, me presenteiem com internet discada que é melhor. Ops, mas eu não tenho telefone fixo em casa porque ainda não chegou ao sítio, buá! E tem mais: livro novo sendo escrito, e isso é trabalho pra cacildis, meus amigos, que cês nem imaginam! Trabalho bom, claro, que eu amo muito tudo isso. Todo esse drama (fiz teatro, gente) para vocês me perdoarem. Perdoam? ;-)

Viajo daqui a algumas horas para o Rio, onde irei a um casamento de um amigo muito querido. Depois conto mais. Por isso, queridos, comportem-se até tia Fê voltar. Semana que vem tô  por aqui e até lá estou no Twitter – não precisa ter Twitter pra seguir, não, vai , entra, olha e acompanha. Certinho?

Beijos e alegrias!!!

Fernanda.

O milagre da adoção!

terça-feira, outubro 4th, 2011

Para começar, o “santo de casa”. As primeiríssimas fotos de Polly (em 2005) e Teddy (2006) quando os resgatamos das ruas e, ao lado, fotos mais recentes, dos dois lindões. O mais impressionante, pra mim, é ver a tristeza nos olhinhos pequenos deles. O medo. E depois, essa “segurança” felina linda, esse ar pomposo e feliz. Minha nariz rosa e meu leãozinho. Tem também a Nikky, mas ela não foi exatamente resgatada das ruas, já que morava em uma agropecuária. Mas, mesmo assim, também dá para ver a diferença na minha peluda.

As fotos abaixo eu recebi da minha amiga Fê há algum tempo e guardei porque fiquei impressionada com a mudança nos cães. E como hoje só se fala em “Adote um Animal Abandonado” no Twitter, resolvi trazer isso para o blog. Veja a mudança nos cãezinhos, que lindo ver como a adoção faz milagres! E, no fim do post, sugestões de como adotar o seu bichinho ;-)

(mais…)