Archive for setembro 10th, 2008

1 – A viagem ao Uruguai

quarta-feira, setembro 10th, 2008

“Mas o que você vai fazer no Uruguai?”, eu ouvi diversas vezes antes de viajar. O destino não é muito comum entre os brasileiros, mas posso garantir que é inesquecível. Lá eu me senti em casa, completamente à vontade e feliz. O povo uruguaio é tão simpático que não é possível explicar com poucas linhas a gentileza dos atos e das palavras. Não é nada forçado, não. É deles mesmo. São pessoas educadas, gentis e prontas a ajudar. Foram muitas vezes em que recebemos um sorriso ao pedir ajuda e sempre ganhávamos mais do que esperávamos.

Durante 10 meses, há cerca de oito anos, eu fiz aulas de espanhol no meu antigo trabalho. A verdade é que nunca fui capaz de aprender nada porque nunca tive vontade. Que vergonha! Uma amante do português, que fala outros dois idiomas, simplesmente não tinha a menor vontade de aprender espanhol. E assim passaram-se anos e nada de eu aprender. E eis que em apenas alguns dias os uruguaios conseguiram fazer por mim o que nem eu mesma tinha conseguido. Voltei com uma enorme vontade de aprender a língua dos nossos irmãos. Vontade séria.

Durante a viagem eu falei português, os uruguaios falaram espanhol e nos entendemos muito bem. Eles falam devagar, repetem se for preciso, tentam compreender o que falamos e muitos até sabem a língua portuguesa. O que o Uruguai tem de melhor, sem dúvida, é o seu povo. Mas há paisagens que nunca sairão da minha memória, lugares lindos que visitamos, museus incríveis e pedacinhos escondidos que são parte do paraíso. Por tudo isso, hoje eu sei muito bem o que fui fazer no Uruguai. Se você não sabe, venha descobrir comigo.

set08_uruguai01_vilaro

Um dos momentos mais emocionantes da viagem, eu e Carlos Páez Vilaró, que além de talentosíssimo é uma simpatia. Mas calma… eu ainda vou chegar lá! ;o)

(Continua…)