Archive for janeiro 25th, 2009

Sampa – 455 anos

domingo, janeiro 25th, 2009

Outro dia eu acabei em uma conversa mais ou menos assim: me perguntaram algumas coisas sobre São Paulo e eu falei, com sinceridade, sobre a questão do trânsito, da poluição, enfim, problemas de cidade grande. Mas eis que de repente os não-paulistanos se sentiram no direito de meter o pau na minha cidade e eu saí na defensiva, citando os vários problemas que a cidade onde moro tem (como pichação exagerada e trânsito um pouco intenso demais e desorganizado se considerarmos a proporção daqui para Sampa), porque nenhum lugar é perfeito.

Pronto, típico caso da filha que defende a mãe mesmo que ela não seja aqueeeeela mãe maravilhosa, sabe? Sampa é assim, é minha terra, é minha raiz. E tem problemas, é claro, está repleta deles, mas é um lugar incrível também. Tem gente de todos os lugares do mundo (sem exageros), os melhores restaurantes, os melhores teatros, os melhores cinemas. A vida cultural e gastronômica da minha cidade é imbatível, isso sim. Fora que, não vamos negar, essa capital é um motorzinho que nunca pára (desculpa, ainda não consigo tirar esse acento diferencial, não consigo!), é mesmo aquela velha expressão da “locomotiva”. Não tem como negar.

E pode parecer uma bobagem, mas eu tenho o maior orgulho de dizer “eu sou paulistana”. Não moro mais lá, tenho muito respeito pela cidade que me acolheu e onde moro bem e feliz, mas nasci e cresci em São Paulo e isso nunca vai mudar. Acho bom quando a gente tem alegria em dizer da onde veio, acho bom sentir esse amor. E hoje eu tenho saudade de não estar lá, só por estar mesmo. Sampa, Feliz 455 anos!

Eu na frente do Museu do Ipiranga

Eu na frente do Museu do Ipiranga

Alegrias,

Fernanda.