Archive for abril 1st, 2009

Mais uma vez esse papo

quarta-feira, abril 1st, 2009

A verdade é que acho um absurdo que esse assunto ainda esteja sendo discutido. Leiam o trecho do Sindicato dos Jornalistas e lá embaixo a minha opinião.

Está chegando a hora. Depois de uma espera de sete anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou na pauta de julgamento o Recurso Extraordinário 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. No dia 1º de abril (hoje) onze ministros da corte máxima brasileira selam o destino de milhares de profissionais com formação acadêmica e dos que estão na escolas de Jornalismo em busca do diploma. É um tema que extrapola a questão corporativa de uma profissão regulamentada há quase 50 anos. Na prática, ameaça a sociedade brasileira em uma de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente, plural e ética.

A luta dos jornalistas tem sido intensa desde outubro de 2001, quando a juíza federal substituta Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Cível de Justiça Federal (SP), suspendeu a obrigatoriedade da exigência do diploma para o exercício do Jornalismo. No caminho, a categoria conquistou vitórias e colheu dissabores, como o surgimento dos precários, que começaram a povoar redações e assessorias sem o mínimo preparo. Perderam os jornalistas profissionais diplomados e a sociedade brasileira. É hora, portanto, de o STF corrigir a distorção.

Jornalismo é uma profissão séria e precisa de diploma. Você discorda? Então tá, eu quero ser advogada, manjo pra caramba de leis e pronto, para que eu vou me matar fazendo faculdade? Vou começar a advogar agora. Parece justo? Ou então eu acho que administração de empresas se aprende com a vida, então vou lá tentar uma vaga no lugar de quem estudou, mesmo eu não tendo feito o curso. É correto? Não, né. Por que então acham que com o jornalismo é certo fazer isso?

Os jornalistas “das antigas” continuam com o direito de atuar, porque eram de uma época em que o jornalismo não era regulamentado, mas retroceder já é demais. Exigir o diploma de jornalismo para atuar na área não significa tirar a liberdade de expressão do cidadão, que pode continuar opinando, criticando, palpitando. O fato é que ser jornalista é muito mais do que isso, é uma profissão que exige, além de ralação, uma formação.

Eu, como jornalista formada desde 2000, espero que a decisão do STF hoje seja justa e sensata.

Alegrias,
Fernanda.