Archive for novembro 11th, 2009

Depois do resgate…

quarta-feira, novembro 11th, 2009

Depois do resgate do cachorrinho relatado no post abaixo (dê uma olhadinha), eu voltei para casa tão feliz, mas tããão feliz! Voltei caminhando, pensando naquele cãozinho que ganhou uma casa, que foi salvo e estava vivo. E bem nesse momento eu vejo um cachorrinho atropelado na avenida. No meio da avenida.

Na hora, fiquei em choque. Eu não conseguia enxergar se ele poderia estar vivo, eu queria tirá-lo de lá, mas fiquei paralisada. Muitas pessoas passaram e nem se importaram, como se fosse lixo no meio da rua. Um casal passou, viu o meu desespero e parou. A moça não conseguia olhar para o cachorrinho e o rapaz confirmou que ele estava morto. Os dois seguiram e eu tive certeza de que não poderia salvá-lo. E nem ao menos conseguia retirar, sozinha, seu corpinho do meio da avenida.

Liguei para o Má no trabalho e comecei a chorar no telefone. Chorei, chorei, chorei… Foi horrível. E então pude fazer uma conexão com os dois casos. Rei, o cachorro salvo pelos Bombeiros, havia sido abandonado no bairro. A vizinha me contou que seu irmão estava dando comida e tentando ajudar quando ele desapareceu. Mas o moço já tinha outros cachorros tirados da rua. A culpa não era dele. A culpa é de quem abandonou Rei (que estava com uma coleira quando foi visto no bairro pela primeira vez) ou de quem o deixou escapar.

1) Abandono de animais deveria ser crime. Não se abandona um animal porque “não se quer mais”. Cachorro não é um brinquedo. Gato não é uma peça de roupa. Não é assim que funciona.

2) Lugar de animal é dentro de casa!! Eu repito, repito, mas o que mais vejo por aqui, na cidade onde moro, é cachorro e gato solto. Uns dizem que o cachorro precisa passear e outros comentam que gato tem de andar no telhado mesmo. Balela! Cachorro precisa passear com o dono. E só com o dono, de coleira. Nunca sozinho, porque ele pode nunca mais voltar. Você é responsável pelo seu animalzinho. E gato tem de ficar em casa também, com telas de proteção. E ser castrado. Ele não é infeliz assim, acreditem em mim, ou vocês acham que Teddy e Polly são infelizes pelo que veem aqui? Mais uma vez: lugar de animal é dentro de casa!

E por isso, pela irresponsabilidade humana, um cãozinho caiu no bueiro e outro foi morto atropelado, como tantos outros são mortos todos os dias. Por isso que o ser humano me decepciona de vez em quando. E os animais dão uma lição de amor que deveríamos aprender.

Alegrias,

Fernanda.

Resgate de cão mobiliza moradores

quarta-feira, novembro 11th, 2009

Ser repórter, em alguns dias, me enche de orgulho. Hoje fomos a um chamado de moradores e conhecemos a história de um cãozinho que estava preso desde domingo num bueiro e não conseguia sair. Chegando ao local, chamei os Bombeiros (eles já tinham sido acionados), mas ficamos esperando. Acompanhei o resgate do cãozinho e não resisti: tirei fotos. Foi tão emocionante! Abaixo, as fotos e a matéria com a história do cachorrinho para vocês conhecerem.

Infelizmente, o restante do dia não foi tão feliz (e também um caso relacionado a animais). Mas isso eu conto amanhã. Hoje vamos ficar com a felicidade de Rei.

_10112009_cachorro01

_10112009_cachorro02

PRESO NO BUEIRO

Resgate de cão mobiliza moradores

 

Fernanda França

Um cachorro malhado foi a atração da rua Guarani, no Jardim Igaçaba (Zona Oeste) na tarde de ontem. Desde domingo, Rei, que também é chamado de Paraná pelos moradores do bairro, estava preso dentro de um dos bueiros. O latido e o choro podiam ser ouvidos, mas o animal não saía e ninguém conseguia tirá-lo. Na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros fez o resgate por volta das 18h30, depois de quebrar o asfalto para retirar Rei.

Com uma platéia de moradores e auxílio do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), os bombeiros utilizaram uma retroescavadeira e quebraram o solo até alcançar a caixa de contenção em que o cachorro estava preso. O famoso Rei saiu com aplausos e já ganhou uma casa definitiva. Antes do acidente, o animal, que havia sido abandonado no bairro, estava sendo cuidado por um dos moradores.

A confusão começou no domingo por volta das 15h00, quando vizinhos começaram a ouvir latidos vindo do bueiro. Tentaram retirar o cachorro, mas não conseguiram. Resolveram chamar o Corpo de Bombeiros, que foi à rua pela primeira vez. “Não consegui dormir de domingo para segunda-feira porque o cachorro chorava, coitadinho. Tentamos de tudo e não resolveu”, lembrou a cozinheira Eva dos Santos, que mora em frente ao bueiro.

A ajudante de produção Márcia Maria da Silva Eleutério contou que na segunda-feira chamou o Samae, que não conseguiu fazer o resgate. “E o cachorro estava sempre chorando, desde domingo. Eu passei o dia inteiro no trabalho só pensando nele”, disse Márcia. Ela imaginava que poderia ser o animal que estava sendo cuidado por seu irmão. Na tarde de ontem, os moradores telefonaram para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por volta das 15h00 e novamente para os Bombeiros às 17h30.

O Corpo de Bombeiros foi ao local mais uma vez e quando retornou já estava acompanhado por membros do Samae. O solo foi perfurado até chegar à caixa de contenção e por volta das 18h30 o cachorro foi resgatado. Rei e os bombeiros foram aplaudidos pelos moradores que acompanharam todo o processo. O animal foi identificado por Márcia e levado para comer e tomar um banho. Depois da aventura, Rei ganhou uma família.