Archive for dezembro 29th, 2009

Lua Nova por uma leiga

terça-feira, dezembro 29th, 2009

Então as meninas e as não-tão-meninas estão apaixonadas pelo Edward há tempos, que eu sei. Leem os livros, devoram as páginas, suspiram pelo vampirão e lotam os cinemas. Mas eu não li nenhum dos livros, embora (como sempre digo) já admiro a escritora, mesmo sem nunca ter lido, porque fazer o povo ler é uma vitória. Ela deve ser boa mesmo. Mas não li e fui ao cinema ver Crepúsculo e agora Lua Nova.

_29122009_luanovaO melhor mesmo foram os comentários. Ele: “Esse vampirinho não tem pegada, né?”. E eu “O lobinho é bem mais hómi, né?”. Depois: “Mas pensou ter que virar vampira pra só depois descobrir que o vampirinho não dá conta do recado? E ser condenada a ficar com ele para sempre?”. E daí pra pior.

À parte das piadas e do fato que, sim, acho que o lobisomem é mais fortuço e garanhão que o branquelo dentucinho, há algumas coisas que incomodam a mim, espectadora que não conhece a história. Sabem? Aquela coisa de que um dos lobinhos machucou a namorada, por exemplo. Ficou furiosinho e destruiu o rosto dela. E ela fica com ele toda dócil. É comigo, fofo? Vai pra coleira, cachorro. Não faz sentido os homens todos desse filme serem tão “viris” a ponto de serem, na verdade, retratos de alguns homens violentos do mundo real. O vampirinho é a mesma coisa, empurra a amadinha para protegê-la, machuca porque quer seu bem. Que bem é esse?

Tá, eu sei que tirei o romance da coisa, mas me incomoda esse tipo de coisa. A mocinha do filme acha supernormal, sabe. Eu não acho. Mas tirando a veia crítica além da conta, o filme é bonitinho, apesar de lento (o primeiro é mais ágil e melhor). Mas essa Bella só se mete em confusão: primeiro vampiro, depois lobisomem. Será que ela não cogita em professor, engenheiro, pedreiro, mecânico, qualquer coisa normal? Eu, hein. :mrgreen:

Alegrias,

Fernanda.