Archive for setembro 18th, 2010

5º dia – Bratislava (Eslováquia)

sábado, setembro 18th, 2010

Saímos de Viena e andamos até a estação mais próxima ao albergue, a Westbahnhof. O trem saía de outra estação, então pegamos um tram (metrô de superfície) até lá. Compramos o ticket de ida e volta para Bratislava, a capital da Eslováquia. A viagem tem uma hora de duração. Na chegada à estação de trem, há táxis por toda a parte, mas como o passe de trem já dá direito a andar de tram, nós pegamos um até o centro da cidade (táxi, aliás, nós nunca usamos, só em caso de emergência). Até descobrimos qual, perguntamos duas vezes. A primeira menina foi simpática, a segunda foi ainda mais simpática. Percebemos que os jovens eram bem receptivos, mesmo que não falassem nada de inglês.

O idioma, aliás, é o eslovaco, uma língua eslava e muito, muito difícil para nós. Mas foi lá que notamos o poder da palavra obrigada com mais intensidade. Bastava dizer D’akujem (pronuncia-se dákuiêm) que qualquer pessoa abria um sorriso. Era incrível mesmo. Chegamos a ser mal atendidos e depois soltar o nosso “supereslovaco” e em seguida abrirem um sorriso e puxarem papo conosco. Eu sempre acreditei no poder de agradecer (por isso é a primeira palavra que aprendo em qualquer idioma do local em que estamos), mas lá foi maravilhoso.

Chegamos à praça em que está o Slovenské Národné Divadlo (o Teatro Nacional Eslovaco). A praça é linda, o teatro é lindo, tocava música, estava sol, as pessoas pareciam alegres e o dia estava delicioso. Fomos ao Bratislava Primaciálny Palác, um lindo palácio que também é museu. Vimos uma exposição de tapeçaria e quadros, mas só o palácio em si já valeria o ingresso (que aliás, foi baratíssimo, 1 euro cada).

Slovenské Národné Divadlo (Teatro Nacional Eslovaco)

Como teríamos apenas o dia pela cidade, decidimos fazer o city tour. Passamos por muitos pontos turísticos, mas alguns chamaram atenção, como a Stará Radnica (antiga Prefeitura). Mas o principal foi chegar ao Bratislavský Hrad, o castelo de Bratislava. Lindíssimo! Pena que está fechado para restauração. De lá foi possível ver a linda e mais famosa ponte da cidade, a Nový Most. No seu topo há um restaurante em formato de disco voador.

Bratislavský Hrad, o castelo de Bratislava.

A mais famosa ponte da cidade, Nový Most.

O city tour durou cerca de uma hora e depois continuamos andando a pé pela cidade, às margens do rio Danúbio. Deu até para sentar, descansar e admirar a paisagem! Fomos à Slovenská Národná Galéria (Galeria Nacional Eslovaca), onde pudemos conhecer obras de artistas do país. O museu é muito bonito, vale a visita! E o ingresso é muito barato.

Continuamos passeando, encontramos o Michalská Brana (Portão e Torre de Saint Michael), que era um dos portões de Bratislava em tempos medievais. Também vimos a Igreja Kapuzinerkirche. Até assistimos a um pedaço da missa… em eslovaco! Depois paramos para jantar no Prasná Basta e comemos o típico bryndzove halusky, um tipo de nhoque (com as bolinhas bem pequenas) com queijo – o típico mesmo seria com bacon, mas ao saber que não comíamos, eles tiraram, uma dica para vegetarianos. Dividimos uma taça de vinho de produção local – delicioso! O vinho era mais barato do que a Coca-Cola.

Às margens do Danúbio, com a ponte ao fundo.

Bratislava, Eslováquia!

Adoramos Bratislava!

Alegrias,

Fernanda.