Archive for setembro 27th, 2010

13º dia – Berlin (Alemanha)

segunda-feira, setembro 27th, 2010

Depois de uma imersão na história, fizemos hoje o roteiro “lúdico” de Berlim, com algumas pitadas de história e pontos turísticos, claro. Começamos no maior trecho do que um dia foi o Muro de Berlim, na Mühlenstraße, quase em frente à estação de trem Ostbahnhof. O muro foi pintado por diversos artistas em 2009 e é interessante passar de um lado para o outro e imaginar que há tão pouco tempo isso era impossível.

Trecho do muro pintado...

Aproveitamos a parada na estação de trem e compramos os bilhetes para amanhã, já que vamos sair da Alemanha e ir para outro país (adivinhem qual!). De lá, fomos direto para o Zoológico de Berlim! São mais de 14 mil espécies de animais e o zoo é lindo e enorme. Mesmo com chuva (sim, hoje choveu o dia inteiro de novo!), é possível visitar o zoológico porque eles têm várias áreas fechadas. O espaço dos macacos é incrível, assim como os elefantes (amo, né, gente?) e as girafas. Mas do que eu mais gostei mesmo foi ver os suricatos! Que animais fofos! Fiquei encantada, ainda mais porque vimos um filhote sendo carregado pela mãe. Lindo demais.

Eu e um elefante. Não podia faltar, né? Para quem não sabe, tenho coleção de elefantes... :-)

Os suricatos!!!!

Não é à toa que ele é o rei da selva... é maravilhoso!

De lá fomos para a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, a igreja que é um símbolo da Berlim ocidental, construída em 1895. Foi bombardeada em 1943, mas parte da igreja ainda permanece erguida da mesma maneira, mesmo sem a torre. É impressionante ver a igreja que passou por tudo e ainda está lá.

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche

Pegamos o famoso ônibus 100, que percorre o caminho turístico de Berlim (mas é um ônibus comum) e fomos apreciando os pontos turísticos de ontem, além de conhecermos outros: o Reichstag (parlamento alemão), a Siegessäule (coluna da vitória), a Fernsehturm (torre da televisão, mas hoje conseguimos ver o pico). Paramos na Galeria Kaufhof (dica da Rosi) só para admirar, hehehe… E de lá pegamos um tram até a região do albergue que, aliás, é a região mais linda que conhecemos. E o local em que estão os restaurantes e barzinhos.

Na primeira noite comemos em um restaurante alemão (Schusterjunge), na segunda noite jantamos em um restaurante espanhol (Tres Tapas) e hoje decidimos ir a um restaurante etíope (Massai). Berlim tem de tudo, do mundo inteiro, como São Paulo. Eu pedi um prato chamado Mama Africa Vegatarian, que vinha um pouco de tudo: sopa Shakazulu (feita com coco e leite de coco, uma delícia), espinafre africano com tempero de amendoim (delícia), pedaços de mandioca em molho de manga (delícia), quiabo com pimenta (delícia), servidos com arroz selvagem e Injera (uma massinha de panqueca para comer junto), tudo delícia. Má pediu um prato de frango delicioso chamado Nalyereh, com molho berbere. Experimentamos a cerveja africana Dju Dju, sabor manga (acreditem, é inacreditavelmente saborosa) e de sobremesa Makeba (sorvete de coco servido no coco) e Mandalei (Palm Cake, um bolinho muito bom!).

Prato Mama Africa Vegatarian no restaurante etíope Massai, em Berlim.

Eu só falo de comida, ufa! Mas precisava deixar registrado :-)

Amanhã será um longo dia de viagem. Será nosso maior trecho de trem, praticamente um dia viajando, mas valerá a pena, com certeza. Depois conto como foi a viagem e as primeiras impressões do próximo destino.

Alegrias,

Fernanda.