Archive for outubro 1st, 2010

17º dia – Amsterdam (Holanda)

sexta-feira, outubro 1st, 2010

O dia foi completamente inusitado e incrível. Acordamos com o pensamento de tentar ir a alguma cidade próxima de Amsterdam, mas antes de sair de casa, Hans nos abordou com uma proposta. Mustafá, que mora aqui, sairia de barco em poucos minutos e Hans nos convidou para ir com ele. Fizemos como Jim Carrey em “Yes, Man!” e fomos. E o passeio de duas horas e meia tornou-se uma das melhores coisas que fizemos em Amsterdam.

Eu e o moinho de vento durante passeio de barco.

Foi maravilhoso ver a cidade de outro ângulo, de dentro da água. Passamos por todos os pontos que antes havíamos passado a pé ou de tram, mas navegar é muito melhor! Vimos um casamento sendo celebrado ao lado do Vondelpark, passamos pelo Muziekgebouw aan’tij (um espaço lindíssimo para concertos), pelo Nemo (museu de ciência), pelo mercado de flores, pelo catboat (sim, um barco que é uma espécie de lar temporário dos gatos – e não vimos gatos abandonados), por muitas igrejas e canais lindos. Vi um moinho de vento (símbolo  da Holanda) e fiquei mais encantada pela cidade vista desse ângulo.

Ainda durante o passeio...

Amsterdam é um encanto!

Fomos ao Museum Het Rembrandthuis, ou seja, a casa em que morou Rembrandt. Foi muito, muito bacana! Conhecemos os cômodos, como o seu quarto e onde era seu estúdio de pintura. A pena é que ao sair de lá todos os demais museus estavam fechados, porque já eram 17h00. Passamos em frente ao prédio do Hermitage Amsterdam e do Museum Van Loon.

Museum Het Rembrandthuis.

Em um passeio, o destino nos mostrou que (assim como Blanda diz) o mundo é um caroço de azeitona. Má encontrou uma amiga de faculdade, a Maria Fernanda, uma simpatia! E de lá fomos jantar no restaurante holandês The Pantry, tomamos a cerveja Wieckse Rosé (vermelha, muito saborosa) e eu comi kaas fondue, de queijo e delicioso. De sobremesa, poffertjes (panquecas pequenininhas com açúcar, nham), já que não encontrei nas barraquinhas a torta que a Rê me indicou (snif).

Má na letra D de I Amsterdam :-)

Amanhã partimos. E eu não queria, mesmo. Gostei demais de Amsterdam!

Alegrias,

Fernanda.