Dia do leitor

Hoje é Dia do Leitor no Brasil. Você sabia? E é engraçado pensar que leitor, para mim, sou eu e é quem me lê. Isso é fantástico! Saber que as pessoas te leem por algum motivo (“Nossa, que loira chata!” também tá valendo, desde que leia, embora eu prefira outras opções). Eu amo meu blog, mas escrever para mim não é só um caderno de memórias ou um passatempo. É profissão. É paixão. É minha vida.

Então quero saber, para comemorar a data de hoje, qual foi o melhor livro que você já leu? E qual seu autor preferido? E seu estilo de livro favorito? (romance, drama, comédia romântica, terror, qualquer coisa vale). Vamos lá, contem tudo!

Eu já li de tudo. Tudo mesmo mesmo mesmo. Mas meu livro favorito, embora pareça clichê (e daí se for?) é Ensaio Sobre a Cegueira. Porque eu fiquei de boca aberta quando li e nada superou até hoje. Meus escritores favoritos são muitos, porque eu adoro muitos estilos. Mas gosto demais de Maurício de Sousa (vale quadrinho, né?), Sidney Sheldon (esse cara era demais, ele sabia prender uma leitura – e se você acha que é muito pop, não sabe o que está perdendo), Stephen King (que faz um terror muito bom, e eu gosto), Clarice Lispector (não só por frases de Orkut, meu povo, mas essa mulher me ensinou o que era epifania na adolescência e eu fiquei fascinada pelos seus livros), Machado de Assis (a quem chamo carinhosamente de Machadão, meu love) e Agatha Christie (delícia de policial, delícia). Esses são meus preferidos assim, na lata, sem precisar procurar na estante, sabem? Mas depois eu conto mais, porque amo livros.

Agora é sua vez, vai.

Qual foi o melhor livro que você já leu?

Qual seu autor preferido?

Qual seu gênero favorito de livro?

Alegrias,

Fernanda.

PS: Eu adoreeeeeei vocês serem curiosos (aqui nesse post). Conto a novidade na próxima semana. Prometo. :mrgreen:

Tags: , , , , ,

16 Respostas to “Dia do leitor”

  1. Yoyo Says:

    É difícil falar em melhor quando estamos nos referindo a livros. Até pq como vc , gosto de vários gêneros, sou bastante eclética porém, o livro mais incrível que eu já li foi ILIADA de Homero (não aquela versão simplificada para adolescentes mas, o livro na íntegra). É uma leitura difícil eu sei, mas “quando se pega o jeito” a coisa flui demais.

    Agora, um livro que considero apaixonante é O MUNDO DE SOPIA (li várias vezes….Rsrsrsrs) Sou apaixonada por filosofia!

    No momento, estou lendo um daqueles considerados pop (como vc mencionou). Estou lendo ANJOS E DEMÔNIOS do Dan Brown. Alias, relutei muito até decidir ler o Código da Vinci e por puro preconceito portanto, digo que você tem toda razão, ao falar que muitas vezes não sabemos o que perdemos por considerar alguns livros “simplistas”, “populares”. Esse autor é muito cativante, nos envolve deliciosamente em suas tramas.

    Já o livro que marcou a minha vida e mais me emocionou foi PAULA da Isabel Allende. Li o mesmo em um momento que passava por uma situação semelhante e por isso foi demasiadamente comovente para mim, a história daquela mãe.

    Viu só? Disparei a falar pois, sou uma leitora insaciável .
    Afinal, quando irá nos contar a novidade?

    Fernanda França Reply:

    Yoyo, Dan Brown é um escritor cativante. Usa a mesma fórmula em todos os livros, mas eu adoro. É diversão garantida. Como sempre digo: não tenho preconceitos com livros porque o importante é LER! :-)

  2. Says:

    Aqui minhas respostas :

    Qual foi o melhor livro que você já leu?
    Nada Dura Para Sempre do Sheldon,Sidney

    Qual seu autor preferido?
    Hum, não tenho um favorito.

    Qual seu gênero favorito de livro?
    No requisito de gênero sou meio modinha, vou vendo os mais lindos do momento, catando dicas de amigas e anotando no recadinho de minha agenda.

    Gostei desse post.
    beijos, Jê

    Fernanda França Reply:

    Mais uam fã do Sheldon, eeee!!!!
    Beijos, querida.

  3. Fabiana Says:

    Fe , estou desesperada

    preciso da sua ajuda

    vc pode me mandar um email

    docefabi@hotmail.com

    Obrigada

    Fernanda França Reply:

    Mandei o e-mail, querida. Me responda. Beijos.

  4. Ana Says:

    Qual foi o melhor livro que você já leu?
    Quando criança:
    - A Montanha Encantada – Maria José Dupré
    - A Mina de Ouro – Maria José Dupré
    Quando adolescente pra jovenzinha:
    - Um Capricho dos Deuses – Sidney Sheldon
    Mais recentemente:
    - Comer, Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert
    - O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini
    - Ensaio Sobre Cegueira – Saramago

    Qual seu autor preferido?
    - Sidney Sheldon

    Qual seu gênero favorito de livro?
    - Gosto de livros de abordem o aspecto humano. Vou desde a estante de psicologia até os romances. E pode ser uma linda história de amor ou uma decadente história de humanos desestruturados. O que me interessa é o processo mental, como as coisas funcionam na mente das pessoas.
    Talvez, quem sabe, Freud explique a minha predileção.

    Não sabia do dia do leitor. Tenho um quadro que eu quis muito e acabei ganhando da minha mãe, e que pendurei no fundo do corredor, que se chama “A Leitora” e eu o amo demais. Acho que sou eu em vidas passadas… lendo! hahaha…
    É esse aqui http://2.bp.blogspot.com/_Nqtmy06QwjI/SbbonGPt5JI/AAAAAAAABlw/7uUO6f4NPZw/s400/a+leitora.jpg fique, portanto com a imagem, como minha parcela de homenagem a nós, leitores.

    Fernanda França Reply:

    Adoreeeeeeeeeeeeeeei esse quadro. Adorei mesmo. Muito :-)

  5. Elianinha Says:

    Autor favorito: Como amo literatura estrangeira, vou eleger a Rosamunde Pilcher, autora de Os Catadores de Conchas, Solstício de Inverno (belíssimo), Setembro.
    Melhor livro : Médico de Homens e de Almas , de Taylor Caldwell.
    Gênero favorito: Vou desde os infantis que amo até os de Educação, na minha área, para pais e educadores.
    Como sou devoradora de livros, estou lendo O Compromisso, de Herta Müller, prêmio Nobel de Literatura 2009, sendo este sua única obra publicada no Brasil.
    Beijão …

    *Estou muiiiiiito curiosa sobre a novidade, mas vou aguardar!!! Fazer o que, né?

    Fernanda França Reply:

    Vou anotar suas dicas. Adoro compartilhar ideias de livros ;-) Beijos.

  6. Rafael Says:

    Bom, eu sou doido por livros, desde a mais tenra infância. Claro que quando eu era criança gostava muito dos livros ilustrados. Porém um livro que eu gostava muito era um dicionário ilustrado do meu pai que tinha os desenhos dos planetas.

    Mas vamos lá… na infância? bem, um livro que eu gostei muito foi Raul da Ferrugem Azul. Quando eu já estava ficando mais mocinho, lá com meus 13 anos adorei as versões juvenis de Odisséia e de Robinson Crusoé.

    Mas vamos responder as questões direitinho:

    - Qual foi o melhor livro que você já leu?

    São dois: O homem que calculava e Cosmos.

    - Qual seu autor preferido?

    Malba Tahan e Carl Sagan

    - Qual seu gênero favorito de livro?

    Bom, eu não sigo muito um gênero de livro. Leio o que me dá vontade de ler.

    Como eu disse já li muitos livros, dos mais variados assuntos, e até mesmo outros livros destes autores. Mas estes dois livros que citei foram os que me levaram a um êxtase, uma alegria sem igual, algo que eu poderia dizer ser uma epifania.

    Fernanda França Reply:

    Tenho um livro de Carl Sagan que você me deu na adolescência, é muito bom, mas preciso ler de novo porque não lembro mais nada, rs. Beijos!!

  7. Luciana Says:

    Oie,
    Acho que não sou capaz de responder a essas 3 perguntas. Eu gosto de tanta coisa, acho que não tenho um favorito…
    Gosto de contos, crônicas, artigos, biografias, dramas, comédias românticas… da literatura clássica, da filosofia… um pouco de tudo, sabe?
    Eu destacaria o Fernando Morais, Noah Gordon, Machadão (abusei da intimidade, né?)… dos que li no último ano eu destacaria A menina que roubava livros e Intermitências da morte… bárbaros!
    Beijos,
    Lu

    Fernanda França Reply:

    É nosso Machadão, amiga, nosso Machadão. Com a gente ele deixa ;-)

  8. Osinete Says:

    Fiquei sabendo agora desse nosso dia.Não tenho preferência,gosto de tudo,até de jornal velho.Para simplificar,vou dizer o primeiro e o mais recente:Reinações de Narizizinho (Monteiro Lobato) e acabei de ler “O vendedor de sonhos” (Augusto Cury).Das HQ gosto da Luluzinha e do Chico Bento.Também sou do Clube das fanzocas do S.Sheldon,Machadão (com todo respeito),Dan Brown,
    Saramago,Gabriel G.Marques e por aí vai…são tantas emoções rsrsrs
    Um livro que me impressionou aos 19 anos foi “Admirável mundo Novo” de Aldous Huxley.Também adoro poemas de amor.
    Bjs (do Rj,sucursal do inferno)

  9. Lelei Says:

    Vamos lá então, em nenhuma ordem particular….

    Qual foi o melhor livro que você já leu?
    São tantos! Mas no topo da lista estão: A Profecia Celestina, a Viagem de uma Alma, Código Da Vinci, 100 anos de Solidão, Notícias de um sequestro, uma série de Livros de Ed McBain, Sem Tempo para Chorar

    Qual seu autor preferido?
    Cinthia Freeman (jé morreu infelizmente, escrevia romances lindos sobre judeus), Ed McBain, Dan Brown, Gabriel Garcia Marquez

    Qual seu gênero favorito de livro?
    Policial, Autobiografias, Novelas

    Eu na verdade leio qq coisa que cair no colo, só ter tempo :D Tenho certeza que vc vai se tornar minha autora favorita também! Beijo Grande

Deixe seu recado!