Eu não achei o livro nas livrarias, e agora?

PEÇA. ENCOMENDE.

Estou falando sério. Tenho recebido e-mails e tweets de pessoas que tentaram comprar Nove Minutos com Blanda nas livrarias, mas não encontraram. E então caímos naquele famoso problema dos autores pequenos em editoras pequenas: não é fácil entrar nas livrarias e competir com os grandes – principalmente internacionais.

Quando um autor desconhecido lança um livro no Brasil, por melhor que ele seja, encontra barreiras, grandes barreiras. Antes mesmo de lançar, já vê as dificuldades: muitos precisam pagar para lançar e outros buscam uma editora que acredite em seu projeto. As duas opções são louváveis, porque vamos concordar: não é fácil se dedicar e escrever um livro (ainda mais quando a maioria de nós, escritores, têm um trabalho paralelo – eu, no caso, sou jornalista em tempo integral). No meu caso, eu não paguei para publicar. A Editora Multifoco acreditou no livro e lançou. Mas não paramos por aí.

Distribuir livros no Brasil, nas livrarias, custa caro. Divulgar livros custa caro. Editoras pequenas, que muitas vezes são aquelas que acreditam nos livros e dão chance para os autores, não têm condições de fazer esse trabalho todo, de divulgar e distribuir. Nós, os autores, somos parceiros nessa jornada. E como fazer um livro que não é conhecido chegar às livrarias? Pedindo.

Você chegou a uma livraria em sua cidade e o livro não está lá. Peça se pode encomendar. Depois você vai poder comprar lá ou pode, ainda comprar comigo aqui, o que é sempre o maior prazer que eu tenho – de autografar, embalar e enviar para você, leitor. Mas não deixe de pedir na sua livraria. Só assim, com demanda, as livrarias vão perceber que nós, autores brasileiros que estamos começando, podemos vender. E as editoras vão perceber que vocês querem comprar! Não seria o máximo que as editoras percebessem que vale a pena investir em uma escritora como… eu? (hihihi) ;-) (Garanto: há muitas ideias na cachola aqui para vocês).

A campanha Desafio Nacional é para isso. Para fazer com que as pessoas entendam como funciona esse processo e para dar voz aos autores que estão lutando. Aqui você encontra uma explicação do colega Enderson Rafael sobre o mesmo tema, o quanto ganha um autor (não riam, ok?) e outros assuntos do mercado editorial. E eu ainda peço…

Você leu Nove Minutos com Blanda, gostou e quer ler outro romance de Fernanda França?

- Indique para amigos

- Deixe seu depoimento no blog

- Peça o livro nas livrarias (pensou se cada um de vocês pedir o livro em uma livraria diferente do país? eles vão entender que o livro é bom mesmo e vale a pena pedir). Essa também vale para você que ainda não leu, mas quer comprar na sua livraria. Peça!

- Indique no site de sua preferência, peça entrevista com a escritora, divulgue mesmo, na imprensa, TV, Twitter, jornais…

E aí, quem vai me ajudar? Quem vai ajudar os escritores nacionais que estão começando? ;-)

Alegrias,

Fernanda França.

Tags: , , , , ,

17 Respostas to “Eu não achei o livro nas livrarias, e agora?”

  1. May Says:

    Sim, sim, concordo com isso tudo… :) Vamos apoiar e divulgar o Desafio Nacional que eu tenho certeza que ele vai dar um impulso na literatura nacional (e ela tá precisando mesmo, rs).

    Fernanda França Reply:

    May, é isso aí, vamos dar um empurrão, que tal?? :-)

  2. Enderson Rafael Says:

    Disse tudo, Fernanda querida! Eu mesmo já dei com a cara na parede, e os caras nem encomendar querem… Dá vontade de chamar o gerente! hahaha Agora, se chega um, depois outro, depois mais outro pedindo, eles acabam percebendo que aí tem coisa… Por isso, peçam! Beijo, Blanda, ops, Fernanda!

    Fernanda França Reply:

    Enderson, vamos fazer nossa parte para mudar esse cenário! E se Deus quiser, vamos conseguir! :-) Smack.

  3. Cíntia Mara de Castro Ribeiro Says:

    Bom… Devo confessar que eu sou meio “preguiçosa” nesse aspecto. Quase todos os nacionais que tenho foram comprados pela internet, porque quando não encontro na livraria, eu acabo deixando pra lá e procurando em outro lugar.

    Agora, com toda essa mobilização do Desafio Nacional, vou deixar de lado a preguiça de chamar um vendedor e começar a perguntar pelos livros :)

    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Cíntia, obrigada pelo apoio! Todos nós podemos fazer a diferença!!! :-) Um grande beijo, Fê.

  4. Patricia Barboza Says:

    Post perfeito, Fê! Muitos leitores não entendem a dificuldade que é distribuir um livro. Não sabem como o processo é complicado de ter um livro em uma estante de uma livraria. Como você, já embalei muito livro para enviar pelos correios. Não é uma tarefa que vá desmerecer ninguém. Muito pelo contrário, dá muito prazer autografar o livro e enviar com carinho ao leitor. Essa sua sugestão de pedir no balcão da livraria, vejo acontecer muito com música. Conheço alguns cantores. O fã clube se mobiliza e começam a ligar para as rádios e entram nas lojas pedindo o CD. Com relação ao escritor, vejo muita gente tímida para falar com ele. Sério! Pensam que o autor é um ser de outro planeta… rsrsrss… Lanço aqui no seu blog uma campanha paralela: Entre em contato com o autor. Nós, escritores, adoramos receber mensagens. Ficamos felizes ao ver o nosso trabalho atingindo o coração dos leitores. É o nosso maior incentivo para continuar. Eita, escrevi demais! Fico por aqui. Sorte sempre, Fê.

  5. Doug Says:

    Fiz algo SUPER sacana, mas ok. Liguei para todas as livrarias que tinha o número (de 3 cidades) encomendando seu livro. Cada livraria com uma voz diferente. Fui de Paulo à Bianca. AHAHAHHA
    Mas pedi seu livro em todas.
    Ainda não lancei nenhum livro (tão difícil quanto lançar um livro por uma editora pequena, é CONSEGUIR essa editora pequena para lançar seus livros. Então estou revisando, revisando, revisando, quem sabe consigo uma!), mas sua história é absolutamente inspiradora.
    Já fui matéria de jornais como Folha de Sp, Gazeta do Povo (PR), saí na Globo daqui do PR, várias coisas, mas editora ainda está difícil. HAHAHA Unidos venceremos.
    Um beijão.

  6. Vamos fazer como o Douglas? Campanha peça o livro na livraria! | Says:

    [...] Façam isso com o autor nacional de que gostam, que admiram. Faz parte da nossa luta do Desafio Nacional. Mais sobre o projeto nesse meu post aqui. [...]

  7. Lelei Says:

    Eu vooouu =D Já falei no twitter e tô preparando post no meu bloguitcho!!! =D

  8. Fábio Valentim Says:

    Se os leitores pensassem dessa forma, com certeza, será um grande incentivo para os autores nacionais. A gente entra em uma livraria e só encontra best-sellers internacionais, já na porta, delas. A gente precisa dar uma reviravolta nisso.

    Fernanda França Reply:

    Fábio, por isso mesmo temos de dizer aos leitores com o é importante a participação deles, né? Acho que podemos mudar a realidade! :-) beijos e seja bem-vindo sempre ao blog, Fernanda.

  9. Miguel Hermógenes Says:

    Pois é: Mas penso que os autores deviam antes de tudo fazer da união algo renovador nesse mercado tão frio. Pensemos que se os autores se juntassem e começassem todos se divulgando. Onde chegaríamos unidos?
    Isso se fosse 100, 1000, 10000. Em quantos lugares não chegaríamos? Se nós nos “lêssemos”. Oportunizaríamos novas edições. Se eu compro teu livro, e dou-o de presente, fiz minha parte adquirindo um autor nacional e presentearia um amigo, e pediria a ele que presenteasse a outro se gostasse. Estou falando de uma progressão geométrica.
    Pois é: Será possível a união dos autores?

  10. Miguel Hermógenes Says:

    Pois é: Onde estão os autores nacionais? Por qual motivo não se unem? Meu livro vai entrar no circuito nacional de distribuição. Já começa a seguir para as livrarias – mas não é fácil e custa e como custa. mas o leitor precisa ajudar. Bem carecemos de todos – isso é cultura – -e crescimento. Quando desejarem visitem minha página http://www.mhermogenes.com.br – Um grande abraço a todos . Miguel Hermógenes

    Fernanda França Reply:

    Miguel, não sei se posso responder sua pergunta “por qual motivo não se unem?” porque eu acho que eu sou o exemplo do contrário. Faço parte do grupo Novas Letras e o objetivo é justamente a união pela valorização da literatura nacional (www.portalnovasletras.com.br). Acho que a união sempre é possível :o ) beijos e sucesso, Fernanda.

  11. Daniela Says:

    Fernanda, tudo bem?
    Gostaria de saber como foi sua publicação com a Ed. Multifoco. Eles te deram o suporte que você queria? Vi algumas reclamações na internet e fiquei um pouco temerosa de publicar com eles então queria uma opinião mais confiável!

    Fernanda França Reply:

    Daniela, me escreva respondendo esse comentário aqui no e-mail que você vai receber, assim podemos conversar melhor.
    Beijo grande!
    Fernanda.

Deixe seu recado!