Quem te apoiou?

Um tweet que escrevi me fez pensar mais sobre a importância do apoio durante a vida. (Se não me segue no Twitter, estou aqui). Eu disse o seguinte, em dois recados:

Posso contar uma coisa? Acho que podem ser batalhadores, mesmo. Mas fico triste qdo vejo gente famosa q diz que ñ teve apoio dos pais.

Eu não seria nada se não fosse por minha mãe @margarethfn e meu pai (ele ñ tem twitter, haha). Família é a base da vida.

Depois, respondendo a um comentário no Facebook (estou aqui), disse:

Tem gente que estufa o peito de orgulho de dizer que não teve apoio. É triste. Pode ser admirável e é uma conquista, mas não deixa de ser triste, né?

Eu admiro histórias de pessoas que venceram na vida. De pessoas que batalharam com honestidade e tiveram conquistas. Sempre me inspiro e me emociono com histórias assim. Mas fico pensando que há algo nos relatos que me incomoda. Para vencer na vida, você não precisa, necessariamente, fazer tudo sozinho. O que não desmerece quem consegue, claro. Uma pessoa que nasce sem perspectivas de futuro, em um ambiente sem apoio ou sem família (ou que nasce em um ambiente com estrutura financeira, por exemplo, mas sem apoio dos pais para sua escolha) pode ser vencedora, sim. Tem seus méritos de superação e força, o que eu admiro. Mas me entristeço também.

O que eu quero dizer é que tenho o maior orgulho de ter a família como minha base. Não nasci rica, não sou rica, nossa família sempre lutou e na honestidade, sim. Meus pais são batalhadores, trabalhadores, que sempre me incentivaram nas minhas escolhas e me apoiaram independente dos resultados. Meus pais são pessoas incríveis e sem eles eu poderia ter feito o curso que eu fiz, ter escrito o livro e trabalhar com o que eu amo? Poderia. Mas seria como é hoje? Creio que não. Inclusive tê-los hoje ao meu lado é o maior incentivo que eu tenho para continuar.

Quando foi que a sociedade parou de dar valor à base que recebemos em casa? Pode ser de pai, mãe, avó, avô, tia, tio, primo, irmão, aquela madrinha que te criou, qualquer pessoa que realmente fez diferença na sua vida e te empurrou para crescer. Por que muitas pessoas insistem em dizer que chegaram a algum lugar sozinhas, sem o apoio de ninguém? Eu não acredito em sucesso solo. Eu tenho fé nas parcerias, no apoio, na ajuda, na base.

Obrigada pai, mãe, vó, tia, maninho, amigos e amigas que estão comigo na jornada de Nove Minutos com Blanda.

Obrigada MESMO.

E você quer me ajudar também? Deixe sua estrelinha para Nove Minutos com Blanda aqui: http://www.skoob.com.br/livro/sobre/90431 Não esqueça de colocar a estrelinha para avaliar o livro. Ou pode colocar em “+adicionar” que vai ler ainda. Se já leu e quiser escrever alguma coisa para incentivar os outros leitores, pode colocar sua resenha também. Obrigada, tá? Muito obrigada.

Alegrias,

Fernanda.

Para comprar Nove Minutos com Blanda, peça aqui.

12 Respostas to “Quem te apoiou?”

  1. Tweets that mention Quem te apoiou? | -- Topsy.com Says:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fernanda França, Fernanda Meireles. Fernanda Meireles said: @fernandafranca Eu concordo com vc RT Quem te apoiou? http://goo.gl/fb/DPon6 Lá no blog da @fernandafranca [...]

  2. Doug (Sim, eu de novo. HAHA) Says:

    Realmente, Fê (pode?), não receber apoio dos pais é HORRÍVEL.
    (Falando por experiência própria).
    Eu sei como é ir correr todo feliz pedindo prum pai ler seu livro e ele dizer que não, que isso nunca vai me levar a lugar nenhum e bla bla bla.
    Mas meus amigos compensam. Mesmo.
    Cada linha escrita vai para eles :/
    Ninguém chega ao sucesso sozinho, mesmo.
    A vitória é a união de muitas mãos.
    Beijo, do Doug que ligou pra várias livrarias. HAHAAH :*

    Fernanda França Reply:

    Claro que pode me chamar de Fê, sem problemas :-) Uma hora seus pais vão compreender o que te faz feliz e terão muito orgulho de você!! Beijos.

  3. Maggie Says:

    ;o)

    Fernanda França Reply:

    :-)

  4. Luca Says:

    É realmente triste dizer que não teve o apoio dos pais, porém, mais triste ainda é falar mentiras.

    Fernanda França Reply:

    Luca, seja bem-vindo ao blog e volte sempre. Não sei se seu comentário teve alguma ironia ou maldade, mas espero sinceramente que não. Claro que é pior falar mentiras, oras, é o básico. Só levantei a questão porque acho que é importante termos apoio. E se não tivemos, que possamos dar apoio. Certo? :-) Um beijo, Fernanda.

  5. Osinete Says:

    Parabéns por enaltecer e valorizar sua família.Não vou “chorar as pitangas”,mas a minha familia era o avesso do avesso em comparação com a sua.Claro que eu entendo que eles não podiam dar o que não sabiam e/ou não tinham.A única coisa que aprendi com a familia (pai/mãe/avó) foi criar meus filhos bem diferente do que eles me ensinaram.Só prá você ter uma noção:quando criança(eu e dois irmãos)não podíamos ler gibi,nem colecionar álbum de figurinhas e nem brincar na rua.Mas isso é passado e família a gente não escolhe e hoje eu entendo e perdoo,pois eles tinha lá suas razões.

    Bjs do Rj (viu?quem mandou você perguntar!! rsrsrs)

    Fernanda França Reply:

    Eu adoro quando você me conta suas histórias, adoro. Beijos, querida.

  6. Rafael Says:

    Eu me recorod de um provérbio que diz que nenhum ser humano é uma ilha. Se chegamos a algum lugar, em especial à realização de algum sonho, é porque muitas pessoas estiveram envolvidas. Muitas pessoas passaram pela sua história. Umas são a sua base, o seu esteio, o apoio, como as bases de uma casa ou de um edifício. Estas pessoas são pais, irmãos, familiares em geral, professores, amigos e amigas, colegas de escola ou de trabalho. Outras passam e saem da vida, mas de alguma forma também nos ajudam.

    Por isso quando eu escrevi minha monografia de formatura na FATEC, além de ter citado você Fernanda, eu coloquei lá no final: “A todas as pessoas que direta ou indiretamente tornaram este trabalho possível.”

    Ninguém chega a algum lugar sozinho. Absolutamente ninguém.

    Fernanda França Reply:

    Rafa, obrigada pelo apoio sempre, amigo!!

  7. Lelei Says:

    Só consegue algo sozinho nessa vida quem vive na Ilha deserta, e olhe lá, mesmo assim tem que agradecer aos peixinhos e à água da chuva…

    Eu sei que tive apoio de muita gente, e sabemos bem que você é uma delas querida!

    Quando a gente tá caído, só dá pra levantar com uma mão estendida pra gente mesmo…

Deixe seu recado!