3º dia – Budapest (Hungria) e Wien (Áustria)

Acordamos, fizemos o check out no albergue e fomos para o Magyar Nemzeti Múzeum (Hungarian National Museum). Entramos e visitamos todas as salas. Muito bem arrumado! Gostei de conhecer mais sobre a história da Hungria e entrar nas salas que mostravam as roupas antigas. Pegamos as malas e partimos para o metrô e, em seguida, estação de trem. Lá procuramos o primeiro trem para Viena e lembramos de que sempre temos de comprar as passagens com antecedência. Havia para as 15h10. Comemos e esperamos.

Por enquanto, escrevo do trem, que é confortável e limpo. Um balanço de Budapeste me mostra que é uma cidade adorável e ainda mais linda à noite. Peste é bonita, mas Buda é encantadora. As pessoas foram simpáticas conosco, mas não uma simpatia extrema, não uma alegria contagiante, nada disso. Quase todos falam somente húngaro e alguns falam um inglês macarrônico. Algumas pessoas nos ajudaram, mesmo sem o inglês, e aprendemos oficialmente o “uga uga language”, que funcionou bem no país. Respondiam em húngaro, fazíamos sinais, entendíamos (!!!) e agradecíamos em húngaro (uns nem ligavam, mas quase sempre nos abriam um sorriso depois disso). Os locais públicos não são exatamente limpos, não há quase rampas (só escadas) e antes de qualquer coisa, pense que Hungria não é Suíça (que eu adoro descaradamente), não dá para comparar. Posto isso, eu curti demais a viagem. Budapeste vale a pena!

Eu escrevendo para vocês no trem de Budapeste a Viena. Ah, e com minha blusinha típica húngara! :-)

(Pausa na escrita para a chegada a Viena).

São três horas de viagem de trem de Budapeste a Viena. Chegamos 18h00, procuramos por um local para comprar o Wien Card, que é o mesmo esquema do Budapest Card – você paga uma taxa e tem direito a andar quantas vezes quiser em todos os transportes públicos e ainda tem desconto em várias atrações como museus durante o período solicitado. O hostel (albergue) aqui é muito bom, o Hostel Ruthensteiner, próximo à estação de metrô que é a estação de trem – Westbahnhof.

O idioma da Áustria é o alemão, com sotaque diferente dos demais países que falam a língua. Depois de húngaro, pareceu até familiar voltar a falar o Danke (obrigada). Já era noite quando começamos o passeio, mas valeu muito! A primeira impressão é de que Viena é maravilhosa!

Saímos do metrô e caímos no Volkstheater, um lindo teatro. Caminhamos até o belíssimo Parlamento. Já avistamos de longe as luzes da Rathaus (a Prefeitura), que é de babar de tão linda, em estilo gótico e com flores em todas as janelas. À noite e iluminada, é incrível. Logo à frente está o Hofburgtheater. Andamos mais um pouco até o prédio da Universidade. Lindo! E terminamos a caminhada na igreja Votivkirche, que está em reforma (mas é possível ver que é muito bonita).

Parlamento.

Rathaus (a Prefeitura).

A Universidade.

Voltamos caminhando e paramos para comer no Café Einstein. Uma delícia! Um prato de nhoque de espinafre e outro do típico wiener schnitzel, mas com peru em vez de vitela (que é o comum, mas eu não como). Estava tudo ótimo! Pedimos duas cervejinhas (em copos bem pequenos, como de licor) apenas para provar a cerveja vermelha 127oer e a preta marchl. A vermelha é mais suave, bem suave como nunca provei no Brasil – mas ok, não sou mesmo a melhor conhecedora de cervejas e, aliás, nem as tomo no meu país, mas o fato é que a cerveja vermelha é diferente e muito boa! A cerveja escura é mais forte. De sobremesa, os típicos Apfelstrudel (de maçã) e Topfenstrudel (de queijo). O lugar é muito bacana, agradável e a comida deliciosa! Ainda conhecemos a simpática Sanja (em português, pronuncia-se Sânia) da Sérvia.

Doces, doces, doces!

Estou encantada com Viena. Amanhã tem mais, muito mais!

Alegrias,

Fernanda.

7 Respostas to “3º dia – Budapest (Hungria) e Wien (Áustria)”

  1. Vivien Says:

    amiga, que viagem exótica. E babei aqui com essas tortas affff… xêro!!

    Fernanda França Reply:

    Amiga, que bom te ver aqui acompanhando… Adoro! Um beijo grande, Fê. :-)

  2. Rosi Says:

    Ai amiga, deu saudades de Viena.
    Não deixe de visitar o jardim perto da prefeitura, é lindo!!!!
    bjs

  3. Tammy Says:

    Vou ler tudo com calma, mas já deu para sentir que a viagem está sendo ótima. Divirta-se aí e quando voltar muitos eventos literários pelo caminho!!!
    Bjinhos. Tammy

  4. Maggie Says:

    Ehehhehehe Papai mandou dizer…….pra que todo esse trabalhão para ver a prefeitura. Amanhã ele levanta cedinho e só leva meia hora para chegar na prefeitura….. (de Guarulhos!!! hehehhehe). Você conhece seu pai!!!! rsrrsrsrs
    Fiquem com DEUS!!!!
    Beijosssssss mamy

  5. Elianinha Says:

    A cervejinha pegou hein, querida?
    Aproveite muito.
    Beijão …

  6. Lu Says:

    Que lindo, amiga!! Cada atracão mais bela que a outra… Quantas fotos vocês já tiraram?
    Que sobremesa deliciosa…
    Beijos,
    Lu

Deixe seu recado!