7º e 8º dias – Praha (República Tcheca)

Praha é como os tchecos chamam Praga, que é conhecida como Prague na língua inglesa. É linda. É encantadora. E assim como essa capital é especial, seus moradores são educados e atenciosos. Acho que é do país, porque tanto em Český Krumlov quanto em Praga fomos muito bem atendidos, por pessoas realmente gentis. E nós pedimos muita informação, paramos as pessoas na rua para perguntar coisas e sempre, sempre mesmo, tivemos um retorno muito elegante dos tchecos. Gostamos demais desse país! E aprendemos a falar obrigado no idioma: “děkuji vám” (algo como “dekuií, mas muito difícil de proncunciar).

Praga pode ser dividida em áreas que devem ser visitadas. A Hradcany é a região do castelo. Josefov é o bairro judaico. Malá Strana é a cidade baixa e Nové Mesto é a cidade nova. Nosso hotel, o ótimo Old Town Budget Hotel (uma espécie de apartamento que alugamos, com cozinha) fica localizado em Malá Strana, bem ao lado da igreja mais linda da cidade (na minha opinião), a Igreja de São Nicolas. Mas é perto do castelo e apenas a 10 minutos andando da famosa Charles Bridge.

Nosso primeiro passeio foi justamente conhecer a Chrám Sv. Mikuláse (Igreja de São Nicolas), maravilhosa! A igreja mais linda de Praga. Depois subimos uma enorme escadaria e conhecemos a região do castelo, Prazský Hrad. Lá dentro vimos a Katredala Sv. Vita (Catedral de São Vito), o Starý Královsky Palác (Old Royal Palace), a Bazilica Sv. Jirí (Basílica de São Jorge), a Prašná brána (Torre de Pólvora) e a Bohemia National Gallery, lindíssima, com obras de arte de artistas tchecos. A região do castelo é muito bonita.

Chrám Sv. Mikuláse (Igreja de São Nicolas)

Na entrada do castelo.

Descemos e ainda em Malá Strana, fomos ao Franz Kafka Museum (amei!) e depois atravessamos pela primeira vez a Karluv Most (Charles Bridge). A ponte sozinha já é uma atração de tão bonita. E a vista de lá, para os dois lados da cidade, é incrível. De lá, como tínhamos de comprar um adaptador de tomada (longa história, haha), pegamos o tram e depois o metrô. Antes vimos, em Nové Mesto, a Dancing House, um prédio pós-moderno.

Karluv Most (Charles Bridge) vista de cima, lotaaaaada!

Vista da cidade diretamente do castelo.

Voltamos de metrô até Town Hall e fomos andando pelo centro antigo da cidade. Subimos a Prašná brána (Torre de Pólvora, mas essa é outra, grande!) e de lá pudemos ver a cidade de cima, à noite. Passamos pela Staroměstské radnice (Old Town Hall) e jantamos próximo à Staroměstské námestí (Old Town Square). Dia de 13 horas de caminhada, mas que valeu cada passo.

Eu no Franz Kafka Museum.

 No 8º dia, ainda em Praga, fomos primeiro à Igreja do Menino Jesus de Praga. Almoçamos e fomos para o outro lado da cidade, no Josefov. Ficamos a maior parte do dia no Židovské muzeum (Museu Judaico) e conhecemos as sinagogas: Maisel, Spanish (a mais linda, incrível!), Pinkas (impressionante, um memorial com os nomes de todos os judeus da região mortos pelos nazistas escritos nas paredes), Klausen e Old-New Synagogue, que é a mais antiga sinagoga da Europa ainda em funcionamento. Também visitamos o Ceremonial Hall e o Cemitério Antigo Judaico. Lá eu não queria entrar, mas o rapaz nos indicou um caminho por dentro e andamos por todo o cemitério. É muito forte entrar nesses caminhos.

Igreja do Menino Jesus de Praga.

Eu na famosa ponte!

Ceremonial Hall, parte do Židovské muzeum (Museu Judaico)

De lá fomos para a estação de ônibus, comprar as passagens para amanhã e voltamos para a praça principal. Subimos a Staroměstská mostecká věž (Old Town Bridge Tower), de onde tivemos a vista mais linda da cidade, e fomos jantar. Mais um dia inesquecível.

O relógio astronômico!

Amanhã partimos para outro país. Um dia ainda voltaremos à República Tcheca!

Alegrias,

Fernanda.

5 Respostas to “7º e 8º dias – Praha (República Tcheca)”

  1. Maggie Says:

    A Polly e o Teddy com você bem no peito!!!! rrsrsrsr
    Beijossss filha!!!
    Fiquem com DEUS!!!
    Mamy

  2. Elianinha Says:

    Igreja do Menino Jesus de Praga, quem conhece a história, sabe que é maravilhosa.
    Ótimo relato, lindos lugares, amei tudooooo.
    Beijão!!!

  3. Says:

    Lindissimas as igrejas.
    Amei as fotos, com certeza é um lugar lindo para visitar …
    Um beijo

  4. Rafael Says:

    O Relógio Astronômico!!!! O meu querido Relógio Astronômico!!!

  5. Lu Says:

    Linda, linda e mais linda!
    Não sabia de São Nicolas… Quem sabe um dia não estaremos aí com o pequeno… risos…
    Mami voltou de viagem, passou em alguns lugares que vocês passaram… risos…
    Bom viajar com vocês!!
    Beijos,
    lu

Deixe seu recado!