10º dia – Dresden (Alemanha)

Adoreeeeeei Dresden! A cidade é linda, mesmo que ainda esteja em obras – está sendo reconstruída desde o bombardeio que a devastou na Segunda Guerra Mundial. Muitos prédios estão em construção ou reforma, mas a cidade é tão linda e as pessoas são tão gentis e sorridentes que não há como não se apaixonar por esse pedacinho alemão.

Começamos o dia na área do Schloss (castelo) e passamos em frente à Semperoper (Ópera) na Theaterplatz. Essa praça, aliás, foi a grande surpresa da cidade para nós. É lindíssima, nem dá para explicar. Em cada lugar que olhávamos, havia algo bonito. A coroa gigante, os prédios, as cascatas, os jardins, tudo é lindo.

Semperoper (Ópera) em Dresden.

Na Theaterplatz.

Ainda na maravilhosa Theaterplatz.

Em cada canto, tudo era lindo!

Em seguida, vimos o Fürstenzug, um mural de porcelana, com 102 metros de comprimento e que foi feito com 24 mil azulejos. Lindo! Passamos por vários museus e pela primeira vez não entramos em todos (como gostamos), porque as paisagens já eram muito convidativas. Vimos o Verkehrsmuseum e os complexos de museus Albertinum e Zwinger.

Mais na mesma praça, ainda não acabou :-)

Fürstenzug, o mural de porcelana!

Seguimos para o Brühlsche Terrasse, na Georg-Treu-Platz. É um terraço enorme que foi construído sobre uma fortificação que protegia a cidade no século 16. Em cima, é muito bonito. Embaixo, pode-se visitar os abrigos subterrâneos e aí sim que é bacana. O museu é barato, oferece guia de áudio e é surpreendente.

Por último, fomos na mais importante atração da cidade, a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora). Foi totalmente destruída no bombardeio e reconstruída em 2005. Subimos na torre da igreja e a vista da cidade lá de cima é a mais linda que se pode ter! Encantador. Infelizmente ela estava fechada e não pudemos entrar, apenas vimos o domo.

Vista de Dresden pela torre da Frauenkirche.

Seguimos para a Altmarkt, onde acontece (parece que só até amanhã) a Herbstmarkt. Gente, é incrível, eu amo essas feiras ao ar livre. Posso conversar com os moradores, experimentar as comidas, é muito bom. O mais engraçado é que não falo nada de alemão (só Bom Dia e Obrigada) e mesmo assim VÁRIAS pessoas conversam comigo em alemão (na maior certeza de que eu sei o que eles estão falando), é muito engraçado. No começo eu fazia cara de “não entendo”, depois passei a sorrir (sempre dá certo), hehehe.

A Frauenkirche.

Na feirinha, almojantamos – única refeição. Comemos lanche de Räucherlaschbrötchen (salmão defumado) e de Räucherfischbrötchen (um outro peixe cujo nome não sei, mas é delicioso). Ontem havíamos comido de Krebsfleischersatzbrötchen (um peixe rosado, parece camarão), todos deliciosos. Depois comemos um pratinho de cogumelos frescos e dourados com alho (ahhhhh muito bom!). provamos a cerveja de Dresden, a Radeberger, muito boa, mas a austríaca e a tcheca eram melhores, menos amargas (argh). De sobremesa, Quarkkrapfen mit eierlikör, que parece com nosso sonho, mas é torradinho, delicioso! E para finalizar, experimentei uma bebida típica da ex Alemanha oriental, um tipo de groselha com gás, muito bom e diferente. Ainda trouxemos para comer no hostel um pão chamado Schwarzbierstange, em que é utilizada cerveja em vez de água no preparo (imaginem!) e um queijo Holunderkäse.

Fomos tão bem tratados aqui! As pessoas são gentis e atenciosas e gostamos muito da cidade. Amanhã partimos, mas já estou tentando dar um jeito de passar pela feira antes de ir embora (risos).

Mais um dia sem fotos porque o lixão de internet aqui não permite (e por isso não coloquei nem no Facebook, em nenhum lugar, não consigo fazer upload para nenhum site). Assim que chegar amanhã no próximo albergue, eu posto todas as fotos dos dias anteriores (e são MUITAS, acreditem, porque amei Dresden). Amanhã tem muito mais, então :-)

Alegrias,

Fernanda.

7 Respostas to “10º dia – Dresden (Alemanha)”

  1. Lucia Says:

    FEEEE!!! Seu blog nao atualizou la no meu e estava aqui pensando que fazia meses que voce nao escrevia! Resolvi entrar so pra te deixar um recadinho de saudades e vi esses posts todos!

    Vixe, agora estou super atrasada e vou tentar ler tudo! hahahaha

    bjinhos com carinho, Lu

    Fernanda França Reply:

    Lu, minha querida, eu estava um pouco (muito, na verdade) ausente dos blogs por motivos pessoais (muita loucura, depois respondo no e-mail, rs) e logo em seguida viajei – ainda estou viajando… Me acompanhe, tem post todo dia da viagem :-) Beijo com saudade, Fê.

  2. Téti Says:

    ai que delícia amiga! Na volta, por favor, fale pra gente sobre os albergues que vc ficou, como deicidiu e montou os roteiros. quero ir pra europa mochilando tb, mas nem sei pro onde começar… nao dá medo ir sem agencia? nao sei o que façoooo HELP! beijos e estou doidinha pra ver as fotos de dresden!

    Fernanda França Reply:

    Vou responder numa resposta especial sobre detalhes da viagem, combinado? ;-) Mas depois me conte que países que vc quer visitar que eu te ajudo a montar, tá? Com o maior prazer!!!! Me responde nesse e-mail mesmo que continuamos o papo, rsrsrsrs Beijos. Fê.

  3. Ana Says:

    O que que eu faço agora com a vontade de comer todas essas coisas que vc falou???? Água na boca, quase me afoguei… :-(

    Fernanda França Reply:

    Vou aprender a fazer para fazer pra você, que tal? ;-) Smack, Fê.

  4. Lu Says:

    Que bela paisagem! Má está com cara de cansado…
    Linda a vista de cima da cidade!!!! Lindas fotos!
    Beijos,
    Lu

Deixe seu recado!