20º dia – Bruges (Bélgica)

Pessoal,

Estou com muito sono, aqui são quase 4h da manhã (dormir para quê em viagens? – risos), chegamos tarde de outra cidade. Passamos o dia em Bruges, na Bélgica. Deixo as fotos e amanhã volto com o relato. Amanhã, aliás, é o último dia de passeio. Voltamos para o Brasil na quarta-feira, dia do show do Bon Jovi (e, sim, nós vamos ao show, haha). Depois conto mais.

Update:

Fomos de Bruxelas a Bruges de trem, uma hora de viagem. Encontramos a Fê lá, pegamos um mapa no centro de informações turísticas na estação de trem e seguimos para o centro. No caminho, entramos na Igreja de Nossa Senhora. Estpa sendo restaurada por fora, mas dentro é muito bonita. O maior atrativo é a escultura da Madonna e o Menino, uma das poucas obras de Michelangelo que podem ser encontradas fora da Itália. Vale a visita, é lindíssima.

Continuamos a caminhada e chegamos à Basílica do Sangue Sagrado, que é até mais bonita do que a igreja anterior. Linda mesmo. E mais uns minutos de caminhada para chegar à Markt, a praça principal. Muito bonita, é verdade, mas estava em reforma também, com a retirada de um jardim central que havia sido construído, provavelmente, para primavera e verão. Comemos a famosa batata-frita (os belgas dizem ter inventado a iguaria) e subimos o campanário Belfry. Este é um símbolo de Bruges desde o século 12 e são 366 degraus. De cima, pode-se ver bem a cidade. Mas o campanário estava em reforma (de novo? já li essa frase antes…) e é caro para subir, pelo o que se vê (quase nada). Mesmo assim, nós três nos divertimos muito em tudo o que fizemos.

Ao lado da Markt está a Burg, outra praça importante e onde está a Staduis, a Prefeitura da cidade, muito bonita. De lá, fomos ao Museu do Diamante, um pouco afastado das praças principais e com ingresso caro pelo o que se vê (não vale a pena). É bem simples e o museu de Antuérpia é bem mais completo e bonito. Ainda assim, Bruges tem seu encanto nas praças, canais e cisnes que passam por ali. Tudo tem um charme.

Bruges é considerada uma das cidades mais lindas da Europa, mas cabe a mim uma ressalva: esta não é a minha opinião. A cidade é bonita, sim, muito bonita, aliás, mas excessivamente turística e não tão impressionante assim para tantos turistas (vamos dizer que as maravilhosas Roma ou Paris são excessivamente turísticas, mas, bem, estamos falando de outra coisa, certo?). Cidades pequenas e fofas, na minha opinião, são mais agradáveis e especiais quando ainda “naturais”, com sua gente local, comida local, produtos locais. Com Bruges, não me senti tão à vontade e apesar da boa vontade em arriscar francês, eles falam o flamengo (uma variação do holandês) e não pareciam à vontade com outro idioma – o inglês é falado, ok, mas sem simpatia. Para uma cidade tão turística, não fomos tão bem atendidos assim, muito pelo contrário: gente mal humorada, preços altos, tudo tão… nada fofo, como deveria ser. Quer uma cidade realmente maravilhosa, de cair o queixo? Český Krumlov, na República Tcheca, foi uma das maiores surpresas de todas as viagens. Fica a dica para os viajantes.

Mas, como tudo é festa em viagens… é claro que valeu a pena, claro!!! :-)

Alegrias,

Fernanda.

6 Respostas to “20º dia – Bruges (Bélgica)”

  1. Maggie Says:

    Hoje não teve fotos de doces e comidas em geral????
    Nâoooooooooo acredito!!!!
    Fê ….tudo bem??? ehehehheheeh
    Beijocasssssss
    Fiquem com DEUS e boa viagem!!!!
    Mamy

  2. Ana Says:

    Maggie: Ufa! Deus ouviu minhas preces, Fê desistiu de nos torturar com aquelas delícias, rsrsrs.

    Fernanda França Reply:

    Amiga, eu dei muita risada com seus recados, rsrsrsrs. Beijo com saudade.

  3. Rosi Says:

    Oi amiga,
    quando estivemos em Bruges estava tendo festa de Natal, a cidade tava linda, com feira e várias comidinhas boas, adoramos.
    Mas sem festa, realmente não fazia ideia de como era.
    Mas temos que conhecer para opinar.
    Beijos e voltem com Deus!

  4. Fernanda Says:

    Oi Querida,
    Achei tão lindo seu blog, pesquisando viagens e acabei achando seu blog. Bom agora vamos direto ao assunto…rs
    Em março eu vou pra Belgica, gostaria de saber dicas de restaurante e o que comer la?

    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Oi Fernanda!
    Desculpe a demora na resposta, ainda dá tempo?
    Em Bruxelas tem o museu do chocolate, que é bem interessante (apesar de pequeno) e vale a pena. Chocolates, aliás, são o MUST, precisa experimentar. Na Antuérpia eu provei os melhores. Também coma os waffles, os deles são maravilhosos!!!
    Um grande beijo,
    Fernanda.

Deixe seu recado!