Todos os dias das mulheres

No ano passado eu fiz um post parecido. Esse ano, a correria por aqui me impede de escrever algo a mais, mas não posso deixar passar o Dia da Mulher – que este ano, por cair na terça-feira de Carnaval, deve ser quase totalmente esquecido. Como já disse antes, os homens (somente os babacas) diriam “Por que não existe um dia dos homens?” e eu explico na matéria que escrevi no ano passado. Porque o dia existe para lembrar que a luta não acabou. Porque ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens (cerca de 28,42%), porque 83,3% das mulheres fazem jornada dupla de trabalho (contra 43,6% dos homens) e embora as pesquisas mostrem maior escolaridade, as mulheres ainda ocupam bem menos postos de chefia.

Isso sem mencionar o que ainda acontece com as mulheres pelo mundo. O preconceito, as agressões, as mutilações, as pressões. Vocês sabiam que o drama da mutilação genital feminina já não é mais “exclusividade” da África? A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o tipo de mutilação genital da mulher mais comum é a cisão do clitóris e dos lábios menores – 80% dos casos -, enquanto 15% dos casos correspondem à infibulação, consistente na extirpação de clitóris, lábios menores e parte dos lábios maiores, seguida pelo fechamento vaginal mediante sutura. Trecho retirado de matéria original do UOL.

Chocante? Acontece HOJE. E algumas pessoas ainda perguntam o motivo de existir um Dia da Mulher? Se algumas barbaridades não existissem, o dia também não precisaria existir. Mas, infelizmente, muita coisa ainda precisa ser mudada. A começar por você ou seu amigo que acredita que sua mãe não “faz nada” quando cuida da casa ou que sua namorada nunca “está tão cansada quanto você”, sendo que ela também trabalha, meu caro. Ainda há muito para ser feito, mas podemos começar agora :-)

A nós, mulheres, um feliz dia todos os dias. A vocês homens, não se esqueçam dessa luta.

Alegrias,

Fernanda.

Tags: , ,

6 Respostas to “Todos os dias das mulheres”

  1. Paola Says:

    Ótimo texto!

    E é realmente um absurdo, em pleno século XXI, acontecer certas maldades com as mulheres! Puro machismo!

    Nós mulheres merecemos sim o nosso dia! Apesar de todos os dias serem nossos!!!

  2. Cláudia Says:

    Além disso ainda temos o dia das mães! Que esses homens lembrem-se que até para nascer dependem da gente!
    Bjs lindona!

  3. Maggie Says:

    E VIVA NÓS!!!!
    Beijossssssss lindonas!!!
    Maggie

  4. Lu Says:

    Parabéns, mulher!!!
    Forte o texto… Beijos, Lu

  5. Dia do homem? | Says:

    [...] costumo abordar o assunto por aqui, mas não posso deixar passar. O que as pessoas pensam sobre o Dia da Mulher? Ele não existe para ganharmos presentes, porque não é isso o que queremos. Queremos respeito e [...]

  6. Lelei Says:

    Pois é, o dia que formos iguais, poderemos criar o dia do homem também =)

Deixe seu recado!