Mentira. E um ponto final.

Em tantos anos de internet, escrevendo, blogando, participando de comunidades, nunca me aconteceu algo assim. E eu quero esclarecer de uma vez por todas essa história de mentira para encerrar o assunto. É longo, mas também é um alerta.

Há alguns dias, recebi um e-mail de uma pessoa que me encontrou pela internet, afinal eu escrevi matérias sobre câncer que disponibilizei no meu site e deixei recados para um rapaz que fazia tratamento no ano passado e mantinha um blog com informações sobre leucemia. Pois bem. A pessoa, cujo e-mail aparecia como remetente Eliane Rodrigues Pereira, pedia apenas que eu escrevesse porque passava por um momento difícil em um tratamento para leucemia e gostava da minha maneira de escrever e ver a vida.

Não é o primeiro e-mail que eu recebo assim. Vale dizer que eu sempre recebi e-mails com pedidos de ajuda ou de uma palavra amiga. NUNCA nenhum e-mail ficou sem resposta. Algumas demoram a chegar, mas sempre escrevo algo. Já conversei sobre trabalho, relacionamentos, depressão, saúde. E tinha o maior prazer em ajudar. Quem me conhece, por favor, me escreva: alguma vez eu neguei ajuda?

Respondi. Recebi outro e-mail e continuamos a conversa. Alguns dados eram conhecidos, como hospital, médico, tratamentos. Tudo fazia um certo sentido. Passei uma madrugada conversando com essa pessoa, tentando animá-la. Minhas conversas sempre foram para falar de Deus, de fé, de amor e de esperança. Ela contou que não havia chances, que os médicos deram três meses de vida, que ela sabia que estava morrendo. Contou de sonhos que teve, falou de família, toda uma história. E depois de dias conversando, o que ela sabia de mim era o meu celular, para emergências.

No sábado pela manhã recebi algumas mensagens dela (SMS), que estaria indo para o hospital. E mantive contato, apesar da minha correria. Não parei de enviar pensamentos positivos e mensagens de força. À tarde, começaram as mensagens do Maurício, aquele que seria seu namorado. Na madrugada, muitas histórias, de que ela teria tido uma parada cardíaca, que foi reanimada, que estava na UTI, que sofreu uma cirurgia. E eu, em plena comemoração do casamento de uma amiga, estava lá, trocando mensagens. Mas eis que comecei a desconfiar.

Não me chamem de maluca, mas eu conheço as pessoas pela maneira de escrever. Vai ver que é porque faço isso o dia inteiro. E notei que as vírgulas eram colocadas da mesma maneira que a Eliane fazia, que os erros gramaticais eram os mesmos (e quem é que comete exatamente o mesmo erro grotesco?), que os acentos estavam igualmente errados, que a maneira de escrever era exatamente igual. Tratava-se da mesma pessoa.

Não, eu NÃO fico prestando atenção a isso quando me escrevem. Eu sequer me importei quando ela me escreveu da primeira vez. Não faz o menor sentido, eu não me importo. Mas estava saltando aos meus olhos e eu precisava encontrar um sentido para minha intuição. Deixei passar o domingo e hoje, segunda, comecei a buscar informações. Lembrem-se: eu sou jornalista.

E vou contar aqui exatamente o que eu fiz. Entrei em contato com o Hospital Samaritano, onde ela estaria na UTI. Não estava. E não estava em lugar nenhum do hospital. Já era mais do que suficiente para eu entender que estava certa no meu palpite. Liguei para a Clínica São Vicente, onde o médico oncologista Daniel Tabak atende. E ele é muito conceituado. Eliane havia me dito que fazia tratamento lá com o Dr. Bruno. Como a atendente não conseguiu informações, liguei diretamente na clínica do Dr. Bruno. E lá, sem informações ainda, consegui o telefone celular do Dr. Bruno. E conversei com ele abertamente, expliquei a história e ele me disse que não tinha nenhuma paciente com o nome que eu passei.

Para piorar, Eliane passou a ligar no meu celular como se fosse Maurício (e eu não atendi) e me mandar e-mails do notebook da UTI (!). Tudo bem, tudo seria possível, poderia até ser possível, mas ela não está internada onde disse, não se trata com quem disse, nada existe. A pessoa, sim, existe, mas deve ser alguém muito atormentada, com sérios problemas, para se apoderar de uma história de leucemia para conversar com as pessoas. ISSO NÃO SE FAZ! Não se brinca com doença.

Cheguei a pedir, em duas igrejas diferentes, por essa pessoa. Eu rezei muito, muito mesmo, por ela, pedindo por um milagre. Cheguei até mesmo a pedir aqui no blog que orassem por ela. Desculpem, caros leitores, mas agora que a situação foi esclarecida, abro o jogo: o post não foi apagado sem querer. Eu o apaguei. Peço desculpas a quem veio aqui e rezou por ela a meu pedido, mas vamos pensar que essa criatura realmente precisa de oração. Porque quem mente dessa maneira precisa de muita oração. Como diz meu marido “não é digna de raiva, mas de dó”.

Eu, ser humano com muitos defeitos, cheguei a sentir raiva, sim. Porque como alguém mente dessa maneira? Constrói uma história verossímil, cheia de características reais, com pontos verdadeiros como o médico, hospital, celular? Como uma pessoa “com poucos dias de vida e cheia de dores” deveria estar sofrendo, eu lhe mandei meu livro inédito. Foi uma maneira de tentar alegrar o dia dessa “paciente que estava à beira da morte”. O meu livro, que é meu xodó, meu trabalho de anos. Mas claro que sou idiota com limites. O livro está registrado na Biblioteca Nacional e eu tenho advogados (no plural), de forma que nada pode ser usado dele por lei. Nada. No mais, se Deus quiser, logo todos poderão lê-lo e ele não será mais um segredo.

Após a desconfiança, não mandei mais e-mails, não atendi a ligação e nem mesmo cheguei a ouvir nenhuma voz do outro lado. Porque mentira não combina comigo. E depois das descobertas, eu me sinto mal. Por ter acreditado de boa-fé. Por ter rezado, por ter pedido. Porque alguém se aproveitou da minha fé para obter atenção. Quer atenção? Escreva dizendo qualquer coisa que eu vou responder, não importa se você só quer conversar ou tem uma unha encravada. Eu respondo todos os recados no blog (digam se vocês costumam ver isso por aí?), eu mudei o sistema de comentários do blog somente para poder responder por e-mail a todos. Por que alguém utiliza uma doença como o câncer para ter atenção? Não sei. Só sei que vocês ficariam chocados com os detalhes dos e-mails. Com as histórias criadas. Até que as próprias histórias começaram a não “encaixar”.

Eu tenho outras teorias, mas não vou escrever. Poderia conseguir mais informações se quisesse, mas não quero. Chega. Essa história acaba aqui. O IP está bloqueado para comentários, você não me escreva mais e-mails, não me ligue, não me mande mensagens, eu não quero mais saber de nada. Mentira, para mim, só existe a primeira. E é nela que termina tudo.

Fernanda.

PS: Alguém sabe como bloquear uma pessoa de LER o conteúdo do site no WordPress? Obrigada quem puder ajudar. Desculpem, caros leitores, mas depois (não sei quando) volto em programação normal.

Tags: , , , ,

41 Respostas to “Mentira. E um ponto final.”

  1. Says:

    Afe, Fê.
    Mas no fundo, fica na minha cabeça… por que?
    Qual o motivo, sabe.
    Estranho demais. E cuide-se.
    O mundo tá cheio de doido.
    Bjo! Saudades!
    ^^

    Fernanda França Reply:

    Má,
    O motivo não me importa. Houve mentira.
    Em outra ocasião, tudo me importaria. Agora não mais. Chega. Não quero nem saber. Dane-se.
    Beijos, minha linda amiga real ;-)

  2. Rúbia Says:

    Bestificada… Já ouvi histórias trashs como essa (muito tempo de blog, né?) e cada uma que “ouço” fico besta com a capacidade alheia de ser FDP! :P
    Nem sei se tem como bloquear, flor… Inclusive pq IP vira e mexe muda… Deixa pra lá de vez… Uma hr ela aquieta e some… E se ñ sumir, azar o dela… Tu tem uma vida! Uma vida maravilhosa! Graças a Deus… Segue a tua vida!

    Fernanda França Reply:

    Você está certa, Ru. Certíssima, minha amiga. Beijos!

  3. Liesl, no trampo Says:

    Amiga, desculpe, nao fiquei chocada nao. Nao eh a primeira vez que uma pessoa inventa historias mirabolantes na net pra aparecer. Quanta criatividade, nao? Deveriam usar para um bom proposito, mas no final precisam de tratamento mesmo… Bjos

    Fernanda França Reply:

    Você está certa: tanta criatividade deveria ter um fim positivo. Obrigada de verdade pelo comentário. Mesmo. Beijos, Fê.

  4. Vivien Says:

    Por que ela não usa toda essa criatividade de criar uma história em algo realmente útil, hein? Já passei por algo parecido, mas a criatura até criou um perfil falso no orkut com minha foto, lembra? Ainda bem que eu sabia o endereço dela e foi só ameaçar que ela desapareceu. Mas que dá raiva, dá… xêro, amiga, boa semana!

    Fernanda França Reply:

    Lembro, sim, Sil. Que triste, não é? Olha, hoje eu só penso: que triste!
    Beijos e brigada por estar sempre por perto. Smack.

  5. Mario Helme Says:

    É… sempre tem gente querendo se aproveitar de pessoas de bem, querendo levar alguma vantagem (que nesse caso nem sei qual seria)…
    Mas não fique se “sentindo uma cretina” como você disse. Você não fez nada de errado. Você apenas tentou ajudar uma pessoa que, sem você saber, não merecia ajuda alguma. Você vai sempre encontrar pessoas desse tipo pelo caminho. O segredo é não se importar e seguir em frente.
    Você faz um grande trabalho e pode acreditar que tem gente que merece.

    Fernanda França Reply:

    Mário, se tem uma coisa que valeu a pena em tudo isso é você ter deixado um recado no blog! rsrsrsrs Adorei!! Volte sempre. Minhas amigas gatinhas e inteligentes podem estar por aqui e quem sabe isso não vira um espaço para pessoas lindas e inteligentes conhecerem outras? rsrsrs. Beijo, meu amigo. Fê.

  6. Says:

    Menina que horror isso tudo.
    Olha, eu estou virando lixo ( risos ). Que algum dia Deus possa me perdoar. Mas, quando aparece esse povo sofredor demais, com histórias longas, eu caio fora. Não respondo mais e-mails mesmo, fiz muito isso e perdi meu tempo. Gato escaldado tem medo de água fria.
    Beijocas e fique bem.

    Fernanda França Reply:

    Jê, eu não deixarei de responder e-mails, mas você está certa em vários pontos. E nisso vou mudar. Vocês que são de casa é diferente, rs. Beijos.

  7. Lelei Says:

    Nossa Fe, agora li o post inteiro. Que dor. Só quem recebe a mentira sabe o quando isso (literalmente) corta o nosso coração. Já li em revistas casos assim mesmo, e muitas vezes a pessoa acredita que tá doente, engana todo mundo achando que tá doente mesmo, é patológico, e por isso precisa de ajuda. O melhor a fazer seria pegar o IP dela e bloquear, mas o jeito de saber o IP dela seria se o seu comentário registrou isso na hora que ela comentava, e pra saber se ela também tem sempre o mesmo IP, fora isso não tem muito como bloquear, a não ser que o seu próprio blog tenha senha… qq coise me escreve por email. Beijos!

    Fernanda França Reply:

    Má, brigada pela ajuda, viu? De verdade. Quem recebe a mentira recebe uma dor. Mas a gente aprende, ah se aprende! Beijos.

  8. Osinete Says:

    Nossa! Que coisa desagradávelInfelizmente já vi muita loucura nesse mundo.
    Você viu o caso do menino do balão?
    Sei de um caso próximo a mim,que um amigo do meu filho se apaixonou por uma “menina” e se envolveu a ponto de quase sair de casa para morar com ela.
    Ele nem conhecia pessoalmente,mas devido as mentiras que ela contava,ele queria e achava que iria salvá~la de todos os problemas (tipo:ex ameaçando de morte e outras coisas piores).Estou resumindo bastante.Até que um dia ele marcou de ir no ap dela na Barra da Tijuca.Daí que a mãe dele recebe um telofonema dizendo que ela tinha morrido (com endereço do cemitério e tudo).
    Só que era tudo mentira e o menino (18 anos) foi parar no hospital e depois entrou em depressão.Só depois de muito tempo é que caiu a ficha de que ele foi enganado.
    Espero que você consiga superar logo isso.
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Nossa, Osinete!!! Que loucura, hein? Por que as pessoas fazem isso? Por que tanta maldade? Ou será mesmo loucura? Beijos e obrigada pelos recados. Com carinho, Fê.

  9. Elianinha Says:

    Realmente, digna de “dó”, mas que dá raiva, dá, sim amiga. Infelizmente está cheio de gente se aproveitando. Inclusive quando li aquele post , orei, orei.
    Acredito que precisa de oração sim, mas por outras razões.
    Não vamos perder a paciência. Amigos nós temos, e, com estes, sim, somos mais que sinceros, não é mesmo?
    Beijão …

    Fernanda França Reply:

    Elianinha, desculpe por você ter feito as orações, mas acredite: servirão da mesma forma. Gente doida também precisa de auxílio. Beijos!

  10. Yoyo Says:

    Estou chocada, Fê!
    Mentiras desse tipo são inadimísíveis…Sou como vc: Penso que confiança é algo que só se perde uma única vez.
    Eu mesma cheguei a fazer orações pedindo por ela.
    Bjo

    Fernanda França Reply:

    Yoyo, agradeço e como disse para Elianinha acima, as orações não são em vão. Ela precisa de verdade. Porque, afinal, é doente de alguma forma. Beijos!! Fê.

  11. Fabiana Says:

    que maluca !!!

    Beijos Fe

    Boa semana

    Fernanda França Reply:

    Fabi, obrigada!!! Um beijão.

  12. Tweets that mention » Blog Archive » Mentira. E um ponto final. -- Topsy.com Says:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fernanda França, Fernanda França. Fernanda França said: Como alguém usa o câncer para obter atenção? Sendo que tudo não passa de uma mentira? Estou chocada. http://migre.me/9pQ0 [...]

  13. lucia Says:

    Nossa, Fer, isso realmente nao se faz. Eu tb ficaria morrendo de raiva se estivesse no seu lugar, mas seu marido esta certo, temos que ter pena de uma pessoa assim. Nao deve ter uma vida, familia ou amigos ao seu redor, nao eh possivel!

    Sabe, vc eh mt parecida comigo, acho que o nosso problema eh se abrir demais assim, ja fui mt decepcionada com isso, sabe? Aprendi mt com as pessoas, me fez ficar mais esperta, mas nao muda o jeito que sou e certas pessoas podem e vao tirar vantagem disso.

    O que ela fez foi totalmente desnecessario, pois pelo o que te conheco, vc eh uma pessoa legitima que facilmente a extenderia uma amizade legal. Uma pena, pois agora perdeu de vez a oportunidade de ter uma amiga fantastica na sua vida!

    Mentira tem pernas curtas e a verdade um dia SEMPRE aparece!
    Mt chato vc ter passado por isso, mas saiba que pelo menos eu e tenho certeza que outras amigas virtuais respeitam e apreciam demais a sua pessoa e amizade.

    Bjos com carinho, Lu

    Fernanda França Reply:

    Lu, obrigada por esse recado tão lindo e verdadeiro. Obrigada!! Com carinho, Fê.

  14. Claudia Speroto Says:

    Caraca, que pessoa louca!!!!!!!!!
    Já vi (li) várias malucas perseguindo pessoas em blogs (já fui vitima de uma louca tb) , mas nem de longe vi algo parecido… SURREAL!!!!!

    Bjos, amiga!!!

    Fernanda França Reply:

    Clau, que bom te ver aqui!! Espero logo nos vermos de novo pessoalmente, hein? Volte sempre. Beijos, Fê.

  15. Ana Says:

    É, querida, gente doida EXISTE! Estão por aí disfarçados de todo jeito. E as razões podem ser as mais variadas, patológicas ou fúteis.

    No teu lugar eu tentaria botar a raiva pra fora toda de uma vez. Escreve, xinga, grita, chora, denuncia, chuta o balde. E em seguida, esquece! Vira a página e não perde seu tempo tentando entender o incompreensível.

    Você foi muito clara, seu limite é esse e ponto final. E ainda tem o apoio irrestrito de todos. Beijo, amada, fique em paz.

    Fernanda França Reply:

    Este é o primeiro e último post sobre isso. Obrigada, linda.

  16. Dani Says:

    Fe,
    Nada mais me surpreende. Ja vi a mesma historia varias vezes. Estas pessoas sao doentes, mas nao tem cancer e sim uma doenca mental, sao psicopatas que fazem o possivel e o impossivel por um pouco de atencao. Melhor forma de lidar com elas e dando-lhes o que elas merecem: o mais absoluto desprezo…
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Dani, desculpa. E obrigada! Beijos, Fê.

  17. Elianinha Says:

    Fê, me lembrei as “Ivones” continuam atacando, mesmo Caminho das Índias tendo acabado. A dra. Ana Beatriz, do Mentes Perigosas sabe bem.
    Quem se interessar leia este livro!!!

    Fernanda França Reply:

    Valeu pela dica, Elianinha!!!

  18. Nanda Says:

    Amiga, tô besta. Conversamos naquela madrugada e vc estava super preocupada com esse “caso”. Sei como vc gosta de ajudar e ver que alguém fez isso com vc me dá mta raiva. Já fui vítima de uma louca tb e depois de mta raiva, vi que esse tipo de pessoa só merece nosso desprezo. E é isso o que elas mais temem…
    Esquece tudo isso. Essa louca não merece sua preocupação ou raiva.
    Bjão.

    Fernanda França Reply:

    Nanda, querida, desculpa por ter falado pra você naquele dia e nem te dado atenção. Mas só quem é amigo de verdade (como você) me entende desse jeito. Obrigada. Beijos.

  19. Lorena Says:

    Olha, Fernanda, nem sei o que dizer.
    Acho que já comentei que não tenho blog. Talvez no fundo seja mesmo um certo receio da exposição, mas nem de longe passaria pela minha cabeça esse ponto cruel onde algumas pessoas conseguem chegar.
    Mas a verdade é que nada é em vão, não é mesmo? Alguma lição vc há de tirar disso e mesmo não mudando sua essência de continuar fazendo o bem e ajudando até mesmo os desconhecidos, há de sentir o receio necessário pra te fazer “recuar” quando seu sexto sentido avisar (pq, pelo que eu vi, GRAÇAS A DEUS, ele sempre avisa, né?)
    Beeeeijo e fique bem.

    Fernanda França Reply:

    Lorena, eu entendo. Tive blog durante mais de cinco anos sem mostrar minha cara (você estava comigo nesta época já, não estava?), mas uma hora decidi me mostrar. Esse é meu trabalho: escrever. Não posso ter vergonha. Mas sim, o sexto sentido existe e tirei uma boa lição de tudo. Um grande beijo, Fê.

  20. Marisa, Valter e Tata Says:

    Amiga,
    Vi o post vc pedindo oraçao e tudo por essa pessoa….que absurdo!!! Vc eh muito querida e de uma certa forma ela precisa de oraçao, pois quem faz isso tem serios problemas.
    Bjs e continue sendo assim maravilhosa, humana tem gente que merece outras nao.
    Adoro voce.

    Fernanda França Reply:

    Má, você é uma pessoa muito querida. Obrigada pelo comentário. Obrigada por ser minha amiga! Beijos, Fer.

  21. Mika Says:

    Oi Fernanda!!

    Já faz tempo que não entro no seu blog. Eu era leitora assídua no tempo que vc ainda era “Blanda” :)

    Lembrei de vc hoje e resolvi procurar teu blog.
    Fiquei indignada com essa estória. Tem uma coisa que dizem que eu acredito muito : Infelizmente, os bons pagam pelos maus. Tem muita gente doente de verdade por aí que assim vai ficar desacreditada.

    Fique com Deus. Vc é do bem !!!

    Fernanda França Reply:

    Mika, que bom te ter de novo aqui no blog!! Volte sempre, esteja sempre por aqui, é um grande prazer. Eu sou Fernanda, mas a “Blanda” ainda vive nas minhas histórias. Ela é a personagem principal do primeiro romance que eu escrevi :-) Obrigada pelo comentário lindo. Um beijo enorme, Fê.

Deixe seu recado!