Sobrenome do marido?

Eu adoro assistir a programas de casamento. Adoro mesmo. Muitos se passam nos Estados Unidos e é comum vermos a apresentação dos noivos no final mais ou menos assim (com adaptação dos nomes, tá): “Eu apresento, pela primeira vez, o senhor e senhora José da Silva” ou “E com vocês, o senhor e senhora Francisco Souza” ou ainda “Aqui estão pela primeira vez em púlico o senhor e senhora Pereira” (no caso, o sobrenome do marido).

Colocar o sobrenome do marido não é mais uma obrigatoriedade por lei. É opcional. Hoje em dia, inclusive, o noivo pode adotar o sobrenome da esposa se assim desejar. Eu queria saber de vocês: o que pensam sobre isso? Adotaram o sobrenome do marido? Sim, não, por quê? A esposa de vocês adotou o sobrenome? Se casassem, adotariam? Acham importante essa mudança de sobrenome ou não? Por quê?

Dessa vez eu não vou escrever nada, por enquanto. Volto aqui depois, se quiserem, para dar minha opinião. Agora é a vez dos leitores! Respostas nos comentários. Ah, eu adoro debates assim ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Tags: ,

46 Respostas to “Sobrenome do marido?”

  1. Elianinha Says:

    Bom dia, querida! Já fui trabalhar, já voltei.
    Ontem fomos para Águas da Prata. Ar preciso, ar renovado!
    Sobre o sobrenome do meu esposo, é o mesmo que o meu. Então meu nome foi invertido. Pensei em não mudar, mas o Damião é o horroso. Por este motivo inverti, continuando com o Damião antes.
    Beijos …

    Fernanda França Reply:

    Não sabia que vocês tinham o mesmo sobrenome, que coincidência!! Não acho o Damião feio, não, querida. Beijos, Fê.

  2. Lelei Says:

    Eu não adotei nome de marido porque ia dar problema com passaporte, papelada, etc na hora de mudar de país. E quer saber, nunca me arrependi de não ter colocado…

    Nunca significou muitas coisas pra mim, eu sempre achei que o amor e os laços seriam unidos pra sempre independente de sobrenome ou não sobrenome.

    Mas se um dos dois faz questão que se mude o nome, e for importante fator de decisão em felicidade de uma ou ambas as partes, porque não? :)

    Fernanda França Reply:

    Concordo inteiramente com o segundo parágrafo. Beijos, querida, obrigada por compartilhar!

  3. nanda galvao Says:

    Eu tambem nao adotei o sobrenome do meu marido, pq eu nao me
    senti a vontade de mudar meu nome… eu sempre tive esse nome a vida inteira e de repente mudar.. acho que seria como se eu perdesse minha identidade… meu marido foi tranquilo em relacao a isso.. o que importa eh o amor..
    bjim

    Fernanda França Reply:

    E o que importa sempre é o amor, né não, linda? Beijos e obrigada por compartilhar. Fê. PS: Eu tenho a mesma opinião que você.

  4. lucia Says:

    Eu nao ia adotar o sobrenome do Al, pois nao estava a fim de lidar com papelada e tudo mais. Mas era importante pro Al, entao ja que nao fazia diferenca pra mim, mudei. Mas levei 5 anos ou mais pra registrar meu casamento e meu nome novo no consulado brasileiro devido a burocracia. Se nao fosse pelo meu pai insistir dizendo que era importante, eu nao teria feito isso, ja que tinha todos os documentos necessarios daqui onde moro.

    Minha amiga nao quis trocar de nome e quem adotou o sobrenome dela foi seu marido.

    Nao acho necessario e so fiz pois era importante pro Al. Bjos

    Fernanda França Reply:

    Legal, Lu!! Legal conhecer o seu pensamento e o que aconteceu. Acho que aí nos EUA a cultura de adoção de sobrenome é bem mais forte do que aqui no Brasil. Aí as pessoas se chamam pelo sobrenome e a esposa é a “Sra Tal”, com o sobrenome do marido. É bem comum. Obrigada por compartilhar! Beijos, Fê.

  5. Ana Says:

    Apesar de ser MUITO CHATO e cansativo mudar todos os documentos eu mudei duas vezes porque quis. Nas duas vezes achei que me sentiria “mais casada’. Acho que é uma bobagem, na verdade, mas eu sentia isso mesmo assim. Nenhum dos maridos fez questão, isso foi uma escolha minha. No segundo casamento além da maluquice do “me sentir mais casada”, achei que ficaria desconfortável, estranho e possivelmente constrangedor continuar usando o sobrenome do primeiro. Com filhos então isso dá uma confusão!
    Mas, eu juro, nunca mais troco meu nome. Nem casando, nem separando, nem enviuvando. A não ser que um dia eu vire transformista, hahahahaha… Serei a Ana Furacão! huahuahua…

    Fernanda França Reply:

    Ah, sim, no segundo casamento manter o nome do primeiro marido seria mesmo estranho. Certíssima. Mas amiga, posso confessar? Morri de rir com seu comentário “Mas, eu juro, nunca mais troco meu nome. Nem casando, nem separando, nem enviuvando. A não ser que um dia eu vire transformista, hahahahaha… Serei a Ana Furacão! huahuahua”. HAHAHAHA. THE BEST!!!!! E eu só mudo na mesma ocasião. Serei Nanda Purpurina. HAHAHA. Beijo, Fê.

  6. Carol Says:

    Oi Fer…
    Eu mudei o meu nome sim…acrescentei o sobrenome do meu marido, porque achei que era importante.E não me arrependi. Foi mais uma forma de dizer pra ele que estava aceitando-o inteiramente…. não tive problemas com a sensação de estar mudando de identidade, porque na verdade estava…. deixando de ser solteira e passando a ser uma “Jovem Senhora Casada”, rsrsrsr
    Mas até hoje, depois de seis anos, não mudei meus documentos, hahahah
    Um beijão

    Fernanda França Reply:

    Carol, eu adorooooo te ver aqui no blog, linda. Muito bom! Quer dizer que ainda não mudou os documentos? risos… Bom, eu também não teria mudado porque me conheço, ia deixar pra depois, risos… Mas como não troquei o sobrenome, não tive esse probleminha :-) Beijos, beijos, beijos!

  7. Maggie Says:

    Mudar de nome???? Que nada!!!! Tem coisa muito mais importante em um casamento…..
    Me arrependo!!! Eu nasci com um nome e agora tenho outro……Muuuuito estranho!!! Já se passaram 33 anos e eu ainda não me acostumei, tanto que quase não uso.Naquela época eu era considerada louca e muito avançada para o tempo ,então me calei e mudei! ME ARREPENDI!!! Sem dizer a mão de obra que dá para mudar os documentos.
    Ohhhhhhhhh coisa machista!!!!Ainda bem que as coisas mudaram…….
    Beijossssss

    Fernanda França Reply:

    Mas mami, não era obrigatório naquela época? Eu acho que era, viu… Ou seja, sem escolha, Dona Maggie! Hahahaha… Imagino o papai se você não mudasse, ele ia ter um treco, risos… Beijos!!!

  8. Ana Beatriz Serpa Says:

    Eu mudei, quando casei há 25 anos ainda não havia a possibilidade do marido adotar o nome da mulher.
    Por que mudei? quando casamos não somos mais eu e você, somos nós, uma nova familia que está se formando, no meu caso a familia Almeida Serpa. Ana Beatriz e Moyses formaram uma linda familia com o Victor, o Gabriel, o Lucas e o Pedro
    bjs

    Fernanda França Reply:

    Que lindo, Ana! Eu também formei uma nova família, lá em casa somos nós e eu sou muito feliz e unida ao Má (dá para ver nas fotos? risos). Mas sem o sobrenome. Isso fica pros filhos, que terão a honra de ter os dois sobrenomes mais bonitos (um do pai e um da mãe). Fico só imaginando, vai ficar fofo mesmo. Beijos, querida, e obrigada por compartilhar sua opinião conosco! Fê.

  9. Fernanda Says:

    Adotei, Fer. Isso nao faz diferenca na nossa relacao, eh verdade, mas facilita minha vida aqui.
    Bjinhos!

    Fernanda França Reply:

    Fer, aí nos EUA facilita mesmo, está certa; Um beijão! :-)

  10. Maggie Says:

    Fer, claro que não era obrigatório!!! Eu é que fui obrigada!!!!!
    Ahhhhhhh que coisa machista!!!!! Xôoooo

  11. Osinete Says:

    Eu casei em 1977 e me lembro que marido perguntou como eu queria antes de ir ao cartório.Decidi ficar com o sobrenome do meu pai (Leandro) e acrescentei o do marido (Moraes Rosa´rio) já pensando nos filhos porque queria que eles ficassem com o sobrenome das duas familias.
    Na época não troquei meus documentos e como hoje sou viuva,uso meu nome de solteira.Apenas meu título eleitoral continua com o nme de casada.
    Eu nunca entendi a familia da minha mãe.Eram 5 filhos.Cada um tinha um sobrenome.Olha só a loucura:Valdir Vinhais,Lelio Lemos,Alire Alves,Zenir Zilah…
    Minha mãe adorou quando casou porque pode mudar o nome e ficou só com
    o sobrenome do meu pai.Ela destestava o dela.
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Nossa, querida, cada filho com um sobrenome? Mas como assim?? Não entendi!! rsrsrs… Beijos, Fê.

  12. Rafael Says:

    Bom, eu não sou casado e não vou me casar, já decidi isto. Certamente também não me ajuntarei, decidi ser sozinho.

    Mas… se eu fosse casado, acho que seria correto cada um ficar com seu nome. O nome é uma coisa muito forte na vida da pessoa, forte e única, não acho correto mudar por razão de casamento e nem por conversão religiosa (se bem que adotam-se nomes religiosos tanto no islã e no catolicismo quando se entra em ordem religiosa).

    Mas no casamento, acho errado a mulher adotar sobrenome do homem, ela não é propriedade do marido. O mesmo o marido adotar o sobrenome da mulher. Pode ser bonito ter essa troca, mas ainda acho que o nome é único e jamais deve ser mudado (exceto quando é um nome ridículo, por exemplo: Tiririca de Matos, Fininha da Silva, Percloreto de Souza).

    Creio eu que os sobrenomes devem ser apenas reunidos quando se tem os filhos. Quando eu tinha esse sonho eu pensava: o que fica mais bonito? Ekaterina Miteva Lima? ou Ekaterina Lima Miteva?
    (Ah Fê.. esse é um sobrenome búlgaro, não tem nada a ver com aquela russa doida).

    Abraços pra todos os leitores e leitoras do blog
    Rafa

    Fernanda França Reply:

    Rafa, você pensa como Má. Incrível, vai ver é coisa de engenheiro químico mesmo, rsrsrs… Beijos, Fê.

  13. Luciana Says:

    A gente conversou bastante sobre isso (eu e você). Eu não mudei meu nome, não senti necessidade dessa mudança e nem meu esposo. Foi um comum acordo… A gente muda o que quiser, quando quiser e se quiser… Isso vale para tudo na vida. O importante é ser fiel ao seu coração, se quiser mudar o sobrenome, mude. Se não quiser, fique com o seu mesmo.
    E o sobrenome dos filhos? Já pensou nisso? Eu já… depois me lembre de comentar contigo, em particular!
    Beijos,
    Lu

    Fernanda França Reply:

    Mandei e-mail :-)

  14. Lorena Says:

    Ei Fernanda!
    Coloquei o sobrenome do meu marido,mas me arrependi.
    Será que ainda consigo voltar atras?

    Obrigada.

    Bjos

    Fernanda França Reply:

    Oi Lorena! Por que você se arrependeu, querida? Olha, não sei como funciona, precisa ver no cartório, porque realmente não sei – eu não adotei o sobrenome do meu marido. Um grande beijo e depois me conte, tá? Fê.

  15. priscia Says:

    gostaria de saber o sobrenome do meu marido, que é vichi

    Fernanda França Reply:

    Olá Priscila. Bem-vinda ao blog. Não entendi seu comentário, desculpe. Você precisa de alguma ajuda? Um grande beijo, Fernanda. :-)

  16. Rejane Says:

    Bem, eu sempre odiei meu nome maria, e depois que conheci meu namorado e sua ex se chama maria, eu disse que quando nos casaremos, eu vou mudar meu nome, o pior que ele queria me chamar de maria pois não conseguia pronunciar meu primeiro nome rejane, então ele me chama rejané, ele é itaiano e eu acho tão engraçado ele me chamando assim, mas diariamente ele me chama de amor e eu o chamo de amore, então é raro ele me chamar de rejané, rsrsrs. Se eu puder mudar meu nome ao casar, colocarei o nome dele que é Indelicato, então de Rejane maria da silva, quero que fique só Rejane Indelicato. Ele concorda comigo, mas me diz que quando tivermos um filho quer que eu coloque também o BENDITO da silva, QUE EU ODEIO, eu estou tentando convencê-lo de colocar só seu sobrenome, já que quero deletar o da Silva da minha vida, lá que meus pais são da Silva todos os dois., na real meu nome deveria ser Rejane Maria da Silva e Silva, mas só colocaram um Silva, então eu vou se posível tirar.

    Fernanda França Reply:

    Rejane, obrigada por compartilhar sua experiência conosco e volte sempre ao blog. Um beijão, Fernanda.

  17. Nice Says:

    ola
    bom meu caso é bem complicado
    eu inventei de o meu marido acrecentar o meu sobrenome
    e eu ficar com o de solteira
    o problema é que me arrependi
    sera que teria como voltar atras??
    abraço
    [kaltura-widget entryid="1_gxrnzzwe" size="comments" /]

    Fernanda França Reply:

    Nice, infelizmente eu não posso te ajudar, pois não sei. Procure um advogado, com certeza poderá auxiliá-la. Um grande beijo! Fernanda.

  18. nandapurpurina Says:

    vi o meu apelido aqui e resolvi falar alguma coisa -Q *-* gostou do meu nome? POREWSPORWS .-. linds né? todos nós temos um lado purpurina da vida então, revela mlr! KKKKKKKKKKKK -nnnn BJS, TCHAU!

    Fernanda França Reply:

    Obrigada por passar no meu blog e volte sempre! :-) Beijos, Fernanda.

  19. Ilcimar Says:

    Oieeeeeeee… Meu nome é esse memso uma desgraça. Queria saber se tem como me da um palpite de nome calient pra mim… Valew … Calient 8) .

    (Se me der seu numero também lala… Cantada mais fail… Vou manda uma decenteespera)

    Se fosse para escolher uma coisa em você escolheria suas lágrimas pois começam em seus olhos,passar por sua face e terminam em sua boca…

    (EEE PALMAS PRA MIM…Cof cof cof)

    Bom agora longe do momentos cantadas do Ilci….

    Pode me ajudar? Valew brigadenho :D

  20. eli Says:

    quero saber se posso colocar o sobrenome do meu marido na minha filha ,pois na epoca do registo dela eu nao coloquei por estar em crizse com ele ate comntei o nome de outra pesso pra partenidade e agora oq faço por favor me ajude

    Fernanda França Reply:

    Eli,
    Desculpe, não posso te ajudar. Não sei mesmo. Acho que o melhor a fazer é procurar a ajuda de um advogado, que poderá orientá-la.
    Um abraço e boa sorte,
    Fernanda.

  21. amanda elidiane Says:

    adorei ficar sabendo que nao e obrigado ter o sobrenome do marido isso me deixou mais tranquila quando eu for me casar ainda nao casei mas nao quero o sobrenome do meu marido nao ja to acustumada com meu nome e dos meus pais nao vou me da bem com o sobrenome do meu noivo!!!!

  22. Ana Paula Says:

    Oi ja casei,mais na epoca não quis trocar meu sobrenome mais agora quero o que faço??

    Beijinhos

  23. celsa cabral Says:

    por exemplo meu nome de solteira era celsa flores,agora resolvi tirar o meu sobrenome flores e coloquei o sobrenome do meu marido.meu marido chama angelo cabral.eu tenho 3 irmãs e nenhum irmão,que também tiraram o sobrenome flores e colocaram o sobrenome do marido.vou falar delas por ordem:
    a mais velha chamava célia flores e agora chama célia antunes.seu marido chama saulo antunes
    a segunda chamava sônia flores e agora chama sônia casagrande.seu marido chamava cláudio casagrande(falecido)
    eu sou a terceira chamava celsa flores e agora chamo celsa cabral.meu marido chama angelo cabral
    a mais nova chamava gessy flores e agora chama gessy silva.o marido dela chama dauto silva
    meus pais chamam:dionísio flores e minha mãe chamava fani costa gomes e mudou seu nome para fani flores.meu pai é vivo e minha mãe já é falecida

  24. Thais Says:

    Casei na Austrália e não troquei meu sobrenome por causa da documentação a ser trocada. Hoje me arrependo e quero tirar o sobrenome do meu pai e colocar o do meu marido. E agora? Como faço?? Estou completamente perdida.

  25. Maria Helena Says:

    oi
    eu casei a pouco tempo, e não coloquei o nome do meu marido, para nao dar trabalho com as papeladas, os documento. Porem eu fiquei sabendo que de um jeito ou de outra eu tenho que mudar meus documento para constar nos sistemas. isso é verdade? você pode me ajudar?

  26. Janacy Paiva Fernandes Says:

    Meu nome de solteira era JANACY DE OLIVEIRA PAIVA, casei em 07 de Julho de 2000, com THALES FERNANDES DA SILVA OLIVEIRA. Meu sogro, JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA fez um inferno por causa da exclusão do seu sobrenome, queria que eu adotasse o paterno de meu esposo. Para satisfação e machismo dele meu nome deveria ter ficado:a) JANACY DE OLIVEIRA PAIVA OLIVEIRA ou b) JANACY PAIVA OLIVEIRA. Nunca gostei do Oliveira e para agradar meu esposo optei em adotar o sobrenome materno dele – FERNANDES.
    Meu sogro faz um inferno de minha vida há 15 anos por causa desse sobrenome. meu esposo, não sabe contrariar o pai e dar um basta nessa história e a família dele apoia. Estou CANSADA disso tudo, quero meu nome de solteira de novo, sem me divorciar. Agora a briga está por causa do sobrenome do meu filho que quero registrar com PAIVA FERNANDES. Como faço para ter meu nome de volta???

  27. Tereza Raquel Says:

    Embora seja uma pessoa muito bem esclarecida, acho que levar o nome do esposo para a mulher é importante, por causa dos filhos. Quer queiram, ou não, como professora já vi muitos alunos meus reclamarem por não terem o “sobrenome” do pai, apenas porque a mãe não gosta ou prefere assim… Machismos e feminismos à parte, eu acho que isso é muito relevante. A maioria dos filhos hoje seguem o modismo da contemporaneidade. Hoje em dia, por questões de separação conjugal, soa até “chique” o filho ter apenas o sobrenome da mãe. Ás vezes isso pode ser até providencial, devido às circunstâncias, ou seja, se a mãe goza de um status mais elevado que o pai, ou a mãe é uma artista em evidência, ou faz parte da mídia, acaba favorecendo. Nesse caso, os filhos serão reconhecidos pelo “nome/sobrenome” da mãe e vivem muito bem. Por outro lado, quando o pai está em evidência, já vi muitos filhos, mesmo de pais separados, fazerem questão do “nome/sobrenome” do genitor. Tudo é questão de opinião, seja dos pais, ou dos filhos, mas estes deveriam escolher que nome gostaria de usar. Falo isso de causa própria. Sou separada do meu esposo, mas no começo do casamento ele era rico e me obrigou a sair do emprego para “cuidar” da educação dos meus filhos. Abandonei uma faculdade na metade, fui fazer “filhosofia” e fiquei 10 anos “filhosofando”… Após 14 anos nos separamos consensualmente e eu continuei usando o sobrenome dele. Depois de um tempo voltamos e o nome continuou o mesmo. Somos felizes.

  28. Fernanda França Says:

    Oi, Tereza! Obrigada pela sua opinião.
    Acho que o nome do marido ser igual ao da esposa nada tem a ver com o sobrenome dos filhos. A esposa pode escolher não ter o sobrenome do marido, mas a criança pode ter o sobrenome dela + o sobrenome dele, de forma que terá os sobrenomes do pai e da mãe. Isso, sim, eu acho muito importante. Se o filho é de duas pessoas, tem que ter dois sobrenomes (mas isso é uma opinião bem pessoal). Fiz questão que meu filho tivesse meu sobrenome também, além do sobrenome do pai, afinal, sou a mãe. ;-)
    Um beijo grande!

Deixe seu recado!