11 – Colonia – FIM

(Galera do bem, acabamos aqui o roteiro – imenso, eu sei – da viagem ao Uruguai com uma passagem pela Argentina. Obrigada a todos que acompanharam essa aventura. Espero termos mais em breve, porque viajar é bom demais. Agora vamos todos trabalhar, que o trabalho enobrece o ser humano e destrói a sanidade. Vambora! Tô cheinha de idéias pros próximos posts, pode deixar sua dica aí também. Ah, você já conhece nossa comunidade no orkut? Vai lá!)

Saímos de manhã do albergue em Buenos Aires, pegamos o Buquebus e voltamos ao Uruguai, na cidadezinha que é a mais próxima da Argentina: Colonia Del Sacramento. O território foi, por muitos anos, motivo de luta entre Espanha e Portugal. Acabou sendo colonizado em parte por cada um dos dois países e é um espaço único no mundo. Seu apelido, inclusive, é “maçã da discórdia”. De um lado se vêem casas tipicamente portuguesas, de outro estão as casas espanholas. É tudo tão bonito, detalhado, preservado, que vale a pena visitar. Para nós, no Brasil, uma cidade colonial assim é mais comum do que para os uruguaios, ainda assim, Colonia tem charme e elegância.

uruguay01Construção da charmosa Colonia

Ficamos no hotel Bahia Centro, no centro comercial, a dois minutos a pé do centro histórico. Há uma grande vantagem na localização do hotel: quando chegamos com as malas no porto (o mesmo vale para quem chega de ônibus, porque a rodoviária é ao lado), não precisamos nem de táxi, porque estávamos a apenas três quadras do hotel. E ao mesmo tempo, estávamos muito próximos ao centro histórico. Além disso, o hotel tem bom preço, ótimo atendimento, quarto limpo e ainda passa por uma reforma, o que deverá deixá-lo ainda melhor.

uruguay02Meu amor em Colonia

Deixamos as malas e fomos caminhar. Visitamos a Igreja Matriz e almoçamos no restaurante logo em frente, o Drugstore, em que se pode comer dentro de antigos carros. Vimos a Plaza de Armas (linda), o forte e a Porta da Cidade, ainda mantida intacta, tão bela! Lá era o local de trabalho de um simpático artista vestido de palhaço. Fomos à Plaza Mayor, também chamada de 25 de Mayo e chegamos à Casa de Pou, que foi recuperada e hoje abriga diversas atividades para a comunidade local.

uruguay03Restaurante Drugstore

uruguay04A “porta” da cidade ainda preservada

Conhecemos a famosa Calle de Los Suspiros. Possui casas lindas e típicas e foi local onde rodaram filmes. Quanto ao nome, bem, é dito que ficou conhecida porque na rua havia uma casa de lenocínio (crime que consiste na exploração da prostituição, ou no estímulo de alguém à sua prática). Isso aí eu li num livro, desse jeito, então nem vou comentar ;o)

Calle de Los Suspiros

Fomos ao Museo Del Periodo Histórico Portugues, que fazia parte de um roteiro da cidade: paga-se um único valor para visitar todos os museus. Vale a pena! Vimos a Casa Lavalleja e depois fomos ao Museu Casa de Nacarello, que é uma típica casa portuguesa preservada. Muito interessante. O seguinte a ser visitado foi o Museo Municipal, também chamado de Casa Del Amirante Brown, construção de 1795. Também fomos ao Archivo Regional (chamado de Casa de Palácios) e me encantei com a preservação de pedaços da Casa Del Virrey, na Calle de Lãs Misiones de Los Tapes. Havia um museu com azulejos antigos, mas estava fechado, bem como o museu indígena. Vistamos o Farol, ao lado das ruínas do convento de San Francisco. Que lugar lindo!

Natureza em Colonia

Ruínas do Convento de San Francisco

Continuamos o passeio pela cidade e visitamos a Plaza Del Theatro e o Museo Del Periodo Histoico Español estava fechado para reformas, infelizmente. Fomos à Feira de Artesanatos, vimos a sede da Prefeitura local e fomos andando (não façam essa loucura, é muito longe) ao Colonia Shopping, pequeno, mas organizado.

Jantamos no ótimo Parrillada El Porton (na avenida General Flores, 333). Com ambiente agradável e comida deliciosa, bebemos um vinho uruguaio maravilhoso. Mas o melhor mesmo ficou para o final: um doce chamado “chaja”, tão bom que repetimos. Não dá para explicar: era uma espécie de bolo muito macio, com uma receita diferente, recheado de doce de leite e com pêssegos. A água está escorrendo da boca só em pensar.

Chaja – maravilhoso!

Voltamos a pé para o hotel e no dia seguinte seguimos para Montevideo de ônibus. Compramos as passagens no dia anterior na rodoviária e fomos com a empresa COT, que possui diversos horários. A viagem foi tranqüila e durou cerca de 2h30. Já na rodoviária de Montevideo, compramos passagens para o aeroporto de Carrasco. Chegamos com antecedência e “almoçamos” no aeroporto, onde comemos empanadas e alfajores. Lá deixamos nossos últimos pesos uruguaios.

Do avião, avistamos o pôr-do-sol e nos despedimos desse país que nos conquistou.