Última noite…

Hoje será a última noite na casa dos meus pais, aquela em que nasci, em que minha mãe nasceu, onde meu avô morou durante toda a vida e a casa que meu bisavô Gregório construiu. Na noite em que cheguei, sábado, não conseguia dormir. Fiquei observando os adesivos de estrelas na persiana que foi do meu irmão e chorei baixinho. Todas as minhas memórias estão aqui. Minha referência de família está aqui. E hoje tudo foi embalado e vi desaparecer em caixas.

Cada pedacinho da casa tem uma história. E eu comecei a lembrar de algumas delas, mas me deu um nó no peito que eu não consigo escrever. Estou bloqueada. Sei que minha família está junta e vai continuar junta em qualquer lugar. Que “a casa da vovó no Pari” vai virar “o apartamento da vovó na Móoca” e que teremos histórias para contar. Sei que o bisavô está feliz, onde estiver, porque a casa que ele construiu nos fez muito felizes em todos esses anos. Mas um ciclo se fechou e todos estarão melhores no novo lar.

Eu sei que vai ser difícil chegar por aqui em um dia qualquer e ver que a casa foi demolida. Hoje vou dormir naquele quarto que foi meu por tantos anos pela última vez. Vou pedir para as estrelas brilhantes que tudo corra bem nessa nova etapa da vida da família toda. E que a felicidade que morou aqui esteja conosco em todas as casas em que estivermos.

Alegrias,

Fernanda.

16 Respostas to “Última noite…”

  1. Tammy Luciano Says:

    Texto emocionante! Aquele lugar é lindo! Pode ter certeza que até para mim aquela casa fez história. Foi lá que vocês me receberam com tanto carinho na Bienal de Sampa. Inesquecível mesmo. Que seu coração transforme qualquer saudade dolorida em saudade comemorativa, brindando os lindos momentos!
    Bjinhos. Tammy

    Fernanda França Reply:

    Tammy, obrigada pela mensagem… Ainda está sendo difícil lembrar, sabe? Mas com o tempo sei que só terei boas memórias :õ) Beijos!

  2. sonia Says:

    E triete mesmo,eu tb passei por isso.Meu pai construiu uma casa onde passei parte de minha infancia,a adolecencia e parte de minha vida adulta.A vizinhanca toda amiga,muitas recordacoes boas.Um dia por conicidencia fui trabalhar quase vizinho e para minha tristeza tinham demolido a casa,demolido?Ah! Eu fiquei muito triste e fiquei andando pelos restos e lembrando aonde era meu quarto,a sala… E muito triste,mas o pior foi um estacionamento?????? Nao podia ser uma praca florida,um jardim,sei la…beijos

    Fernanda França Reply:

    Sônia, então você entende o que estou sentindo… Obrigada pelo recado! Beijos!

  3. Ana Says:

    Ai, ai… :õ)
    A gente tem necessidade de tocar em qualquer coisa que simbolize o sentimento, não é? Abraçar alguém depois da saudade, manusear lembranças, fotos, ter objetos por perto. Uma casa é uma referência muito forte, é o cenário de toda a história! E parece que tem vida também. Nem gosto de pensar nessa difícil tarefa de virar a página. Mas, como é inevitável, vamos pensar na felicidade que, com certeza, ganha nova morada.
    Outras lindas histórias virão no novo cenário.
    Um beijo!

    Fernanda França Reply:

    Ai, ai, amiga… tô com o coração pequenininho… :õ) Beijos!

  4. Cláudia Says:

    Amiga, você me deixou emocionada!
    Sei da sua relação de afeto com esta casa e do quanto ela é importante. Você me contou muitas histórias…Tenha certeza de que estas memórias trarão muitas alegrias e que a saudade faz parte de várias etapas da vida.
    Vocês estarão felizes e juntos aonde quer que seja porque foram unidos pelo amor. Beijos.

    Fernanda França Reply:

    Amiga, obrigada pelas lindas palavras. Que o amor possa mandar essa tristeza embora… ai ai…

  5. Nanda Says:

    Eu não conheci a “famosa” casa, mas ouvi tantas estórias que impossível não se emocionar imaginando o que vc tá sentindo!
    Tenho certeza que a magia dessa casa está nos ocupantes dela e na união e amor dessa família.
    Bjão.

    Fernanda França Reply:

    Ai Nandinha… que lindo, adorei! Um beijo enorme!

  6. Ale Jung Says:

    Fê,
    Realmente a casa era especial
    Quem não lembra da tranca “ao contrário” do seu quarto?
    Estive lá poucas vezes mas a “vibe” sempre foi muito boa.

    Tenho essa relação de “nunca mais” com a casa em que meus avós moraram… Ela foi totalmente reformada e descaracterizada. Dá um misto de tristeza e dó em vê-la assim …

    bjs

    Fernanda França Reply:

    Alê,
    Nossa, você me fez lembrar da tranca ao contrário!!! rsrsrs
    A casa já está no chão, dá dó passar por lá e ver que só a fachada ainda continua em pé. Mas é vida que segue, né? Beijos!

  7. Lelei Says:

    Com certeza essa cara era muito encantada. Mas que as próximas casinhas levem esse encanto pra todo lugar aonde você fôr :*

    Fernanda França Reply:

    Amiga, amém!!! :-) Beijos.

  8. Ale Jung Says:

    Vai virar um prédio?

    Fernanda França Reply:

    Alê, eu acho que sim, mas comercial. Na verdade, não sabemos, só sabemos que será para o comércio mesmo. Beijos!

Deixe seu recado!