Redescobrindo a 2ª Guerra

Você gosta de história? Tá, nem precisa gostar, na verdade. Porque a nova série da Nat Geo é simplesmente fantástica, prende a atenção de qualquer pessoa. “Redescobrindo a 2ª Guerra” tem seis episódios e conta detalhes da guerra mais horrível que já aconteceu no mundo. E com vídeos originais! Sim, vídeos filmados nos campos de batalha, recuperados e inéditos.

bc2009042_001.CR2

França, 1939. Oficial francês mostra à criança como usar uma máscara de gás. Crédito: Nat Geo

São cenas chocantes, mas que foram reais. Eu fico pasma de ver o que o ser humano é capaz de fazer. Enfim, é um assunto vasto e que merece ser visto, porque pessoal, pensem: faz pouquíssimo tempo. É história recente e assustadora. E a série passa na National Geographic às quartas-feiras, 21h00.

Fica a dica!

Fernanda.

Tags: ,

9 Respostas to “Redescobrindo a 2ª Guerra”

  1. Jane Murback Says:

    Boa dica, bem legal!
    Bjo

    Fernanda França Reply:

    Jane, que bacana te ver aqui no blog. Seja sempre bem-vinda! Um beijão, Fê. :-)

  2. Rafael Says:

    Oi Fê!! bom, você sabe que eu aamooo História. E mesmo sendo um dos episódios mais tristes da história, eu acho muito interessante todas Às referências à 2ª Guerra (e à 1ª também; a qual em certos pontos acho até mais interessante).

    Infelizmente não visitei nenhum campo de concentração, mas visitei o museu à memória dos judeus mortos e muitas outras referências na cidade de Berlim. Ao ver um vagão original usado na época para transporte de vidas humanas aos campos de concentração, a sensação é de uma angústia indescritível. Não consigo encontrar palavras para descrever a dor que se sente estando ao lado de um material “testemunha” de tão horríveis acontecimentos.

    Há uma citação muito tocante no museu das vítimas do Holocausto, não lembro o autor, mas a guardei na memória: “Mesmo que todas as árvores do mundo fossem transformadas em lápis e todos os oceanos e mares do mundo fossem tinta; jamais poderíamos descrever a grande tragédia que ocorreu durante o Holocausto.”

    Obrigado da dica, vou tentar assistir.
    Rafabeijo :-)

    Fernanda França Reply:

    Rafa, não sei como eu agiria se visse um campo de concentração. Fotos eu acho desrespeito tirar, sabe, sorrindo? Como se fosse um lugar de turismo? No máximo, uma foto só do local, e muito respeito. Porque é coisa séria. Assista, você não vai se arrepender! Beijos, Fê.

    Rafael Reply:

    Oi Fê!! Bom, existe todo um protocolo para se visitar estes locais. O mais visitado é Auschwitz, eu não fui, mas li sobre a visita que se faz lá e a outros campos que ainda são mantidos de pé. São horários certos de visita, são proibidas fotos do interior. As fotos são permitidas somente até o portão principal do campo.

    Se a pessoa forçar a barra ela é imediatamente retirada do local e são chamadas as autoridades, o mesmo no Museu do Holocausto que foi o que visitei. São proibidas fotos dentro, mas na parte de fora pode tirar fotos.

    É como visitar um memorial, de tristes lembranças, onde tantos inocentes pereceram por razões de pura loucura, preconceito e intolerância. Concordo que turismo é algo assim de diversão, de alegria, mas algumas pessoas querem ver as partes tristes, ver a história recente.

    Ah!! não conseguirei assistir, aqui não pega NatGeo :(

    Adoro ler seu blog… e quando tenho tempo, escrever :)

    Rafabeijo

    Fernanda França Reply:

    Rafa, acho que depois que a série acabar, assim como aconteceu com outras (Vida no Ventre, por exemplo), eles devem disponibilizar no site. Se eu souber, te aviso. Eu queria achar para comprar. Beijos!

  3. Rafael Says:

    Caramba!!! estou com mania de crase!!! escrevi errado!!! ààààà!!!!

  4. Lelei Says:

    Sabe que eu abrendo mesmo o que as grandes guerras foram depois que cheguei aqui… Claro eu sabia que elas tinham acontecido mas nunca me aprofundei muito no assunto. Aqui eles vivem isso todo ano tem o poppy Appeal, tem Rememberance Day, D-Day… Parte da história no povo e eles não deixam ninguém esquecer!

    Fernanda França Reply:

    Não dá nem para esquecer, né? Tanta história ruim… Beijos!

Deixe seu recado!