Archive for março 9th, 2010

Todos os dias das mulheres

terça-feira, março 9th, 2010

Não adianta dizer que o Dia da Mulher foi ontem somente. É todo dia. Comemorar as conquistas e lembrar do que ainda precisa ser feito é algo para nunca esquecermos. Os homens (somente os babacas) diriam “Por que não existe um dia dos homens?” e eu explico na matéria. Porque o dia existe para lembrar que a luta não acabou. Porque ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens (cerca de 28,42%), porque 83,3% das mulheres fazem jornada dupla de trabalho (contra 43,6% dos homens) e emboras pesquisas mostrem maior escolaridade, as mulheres ainda ocupam bem menos postos de chefia. A nós, mulheres, um feliz dia todos os dias. A vocês homens, não se esqueçam dessa luta.

Abaixo, a matéria que saiu no jornal de sábado. Há pesquisas, entrevista com uma advogada sobre as principais leis para as mulheres e entrevista com uma psicóloga sobre a árdua tarefa de ser mil em uma: mulher, esposa, mãe, profissional, dona de casa e outras tantas. Espero que gostem.

Alegrias,

Fernanda.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Luta pelos direitos da mulher continua

Mulheres ganham cerca de 28,42% a menos do que os homens

Fernanda França

Em 1945, um documento das Nações Unidas reconhecia a igualdade de direito entre homens e mulheres. Em 1951, foi aprovada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual. A realidade é diferente ainda hoje, em 2010, com salários inferiores para mulheres em relação à remuneração dos homens na mesma função e número maior de mulheres com dupla jornada de trabalho.

(mais…)